Casa de not%c3%adcias 1144x150

PECUÁRIA

Produção leiteira do município é destaque de seminário que acontece sexta

A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora

25/11/2015 - 19:07


O 3º Seminário de Produtores de Leite acontece na próxima sexta-feira (27), no anfiteatro do Centro de Eventos Ismael Sperafico. O evento faz parte da estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS – Leite), do Banco do Brasil, e vai reunir produtores com o intuito de melhorar ainda mais a produção leiteira em Toledo, por meio de uma parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Insituto Emater, a Cooperativa Primato e os Sindicatos Rural de Toledo e dos Trabalhadores Rurais. A participação no evento é gratuita e a inscrição pode ser feita na hora.

O início do evento, às 13h, já será marcado com uma ação municipal de incentivo à produção leiteira no município. Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti irá assinar a solicitação de compra de 18 carretas basculantes para uso de 253 produtores de leite do Programa Municipal de Melhoramento Genético. Os equipamentos vão beneficiar os condomínios de Vista Alegre, Sanga Barreiro, Boa Vista, Linha Doutor Ernesto, Cavalo Morto, Espigão, Linha 18 de Abril, Lajeado Grande, Linha São Paulo, Linha Fazenda Branca, Linha São João, Dois Irmãos, Vila Ipiranga, Concórdia do Oeste, São Salvador, Linha Três Irmãos e Dez de Maio.

O Seminário também contará com palestras sobre a temática da produção leiteira e linhas de crédito. De acordo com a diretora de Desenvolvimento Agropecuário, Geni Serafim, a expectativa é reunir 300 produtores de leite de Toledo, com o objetivo de capacitá-los. “Isso para que o produtor tenha condições e conhecimento para melhorar e aumentar cada vez mais a produção, gerando tanto para ele e sua família, quanto para o desenvolvimento do município”.

Geni destacou ainda, a representatividade da produção leiteira no município, que tornou Toledo 5º maior produtor de leite do Paraná com uma produção de 97 milhões de litros por ano. “Isso também contribui para que Toledo mantenha o primeiro lugar em Valor Bruto da Agropecuária (VBP) do Paraná, que em 2015 representou 1,75 bilhão de reais em produção”, comentou.

Desenvolvimento Regional Sustentável – Leite

O DRS é uma estratégia do Banco do Brasil juntamente com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Instituto Emater, Cooperativa Primato e os Sindicatos Rural de Toledo e dos Trabalhadores Rurais com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite, através de ações que visam aumentar a produção de leite, reduzir os impactos ambientais, melhorar da qualidade do leite e fortalecer a organização da atividade.

Sem nome %281144 x 250 px%29