1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Utes: Comissão tem primeira reunião de trabalho

No dia 25 de novembro do ano passado, uma reunião decisiva ocorreu no prédio da Promotoria Pública em Toledo. O objetivo era definir qual seria o futuro da União Toledana dos Estudantes (Utes). Passados dois meses, nesta quarta-feira (26) a Comissão Interventora – formada por integrantes da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação dos Contabilistas – criada para tentar salvar a entidade vai se reunir a partir das 9h na sede da Utes para o primeiro encontro de trabalho efetivo.

25/01/2011 - 16:01


A demora foi fruto de nova denúncia junto ao Ministério Público sobre o suposto uso indevido da Utes para fins particulares por parte do ex-presidente Yago de Pontes Maciel. O problema é uma dívida de aproximadamente R$ 4 mil feita com uma gráfica em Toledo para a confecção de apostilas de um teste simulado promovido pela União dos Estudantes Secundaristas do Oeste do Paraná (Uneop) no dia 24 de outubro de 2010.

Segundo informações, embora o simulado tenha sido organizado pela Uneop, a conta foi feita em nome da Utes. O detalhe é que ambas as entidades eram presididas por Yago de Pontes Maciel, fato que vai resultar em nova investigação por parte do Ministério Público, que já ouviu o proprietário da gráfica.

Caso

A crise na Utes se agravou a partir de julho de 2010, quando reportagem do Jornal do Oeste alertou para o descaso com o qual a entidade vinha sendo administrada. Dali por diante os promotores José Roberto Moreira e Kátia Krüger fizeram um levantamento de informações para saber a real situação da entidade e convocaram a reunião em novembro, de onde surgiu a proposta se formar a Comissão e evitar o fechamento da Utes.

Análise

Formada por membros da Associação Toledana de Imprensa (ATI), Associação dos Contabilistas de Toledo, Ordem dos Advogados do Brasil e um membro dos Grêmios Estudantis, esta Comissão Interventora tem a missão de fazer uma análise mais detalhada sobre a real situação da Utes. Cópias dos documentos obtidos pela Promotoria foram repassadas aos membros dessa Comissão que está fazendo um levantamento da situação contábil e administrativa, para somente depois executar as outras tarefas, como a reforma do Estatuto e a convocação de novas eleições.

 

Com informações da comissão pelo jornalista Márcio Pimentel

Sem nome %281144 x 250 px%29