Casa

GERAL

Abertas as inscrições para o Capacitar 2011

Até o dia 24 de fevereiro, as Associações Comerciais interessadas podem se inscrever para participar do programa de excelência em gestão. Desde 2009, o programa Capacitar estrutura e leva excelência em gestão gradativamente para as Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. Muitos resultados positivos já foram conquistados com o programa nas mais de 60 entidades atendidas. Agora, estão abertas as inscrições para participar da edição 2011 do Capacitar.

27/01/2011 - 17:17


No programa, as Associações são beneficiadas por meio de consultorias regionais que oferecem capacitação e fornecimento de instrumentos de gestão. O Capacitar é realizado a partir de uma cooperação entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a KHS – Câmara de Artes e Ofícios da Alemanha. No Paraná, a responsável é a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, em parceria com o Sebrae/PR. O objetivo é tornar as entidades participantes mais representativas e fazê-las acumularem mais força em suas regiões.
A metodologia do Capacitar é implantada em duas fases. Na primeira, é realizado o diagnóstico das entidades participantes, identificando potencialidades e dificuldades. Na sequência, é elaborado o planejamento  estratégico e financeiro das Associações envolvidas. O planejamento estratégico vai resultar no conjunto de ações realizadas pelos consultores. As Associações passam por um monitoramento realizado através de instrumentos gerenciais oferecidos pelo programa para que essas entidades possam ter maior controle de seus serviços e ofereçam um atendimento ainda mais eficaz para os empreendedores de suas cidades.
Resultados
Em 2010, o Capacitar apresentou resultados que trouxeram mais desenvolvimento organizacional e financeiro às Associações participantes. Até o final do ano, 50% dos associados avaliaram sua entidade como mais
atuante e preparada e 90% viram os produtos e serviços oferecidos como bons ou excelentes. Sem considerar campanhas promocionais e o SCPC, houve um incremento médio de 39% nas suas receitas de serviços.
Outra referência ao Capacitar é o prêmio World Chambers Congress, no qual foi eleito em 2007 como o melhor programa de cooperação entre entidades empresariais. Minas Gerais e alguns estados do Nordeste já
receberam a sua metodologia, agregando excelentes resultados.
Como participar
No Capacitar 2011, o objetivo é inserir 30 Associações Comerciais e Empresariais filiadas à Faciap no rumo da gestão qualificada e sustentável. Para se inscrever, é necessário seguir algumas
especificações exigidas pelo programa. A documentação deve ser enviada até o dia 24 de fevereiro, e a seleção será feita pelo Comitê Técnico do programa Empreender, composto por profissionais da Faciap e do Sebrae/PR.
Mais informações pelo telefone (41)3307-7016 com Andréa, ou com os consultores regionais.

 

Da Assessoria - Faciap