Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

GERAL

Vereadores visitam obra do Hospital Regional

Os vereadores foram conduzidos na visita pelo engenheiro civil Douglas Sincler, da empreiteira Endeal Engenharia, responsável pela obra, além do diretor de Obras do Hospital Regional, engenheiro civil José Carlos de Jesus.

11/06/2013 - 18:30


O projeto prevê o atendimento em traumatologia e cardiologia em instalações de 9 mil m² numa área de 36 mil m² que conta com dois blocos de dois pisos e um terceiro de um andar para infraestrutura. Os vereadores visitaram as diversas instalações da estrutura, que está projetada para atender 88 leitos, contando com nove vagas de UTI e uma de isolamento, 8 centro cirúrgicos, diversos laboratórios e toda a estrutura de apoio. A infraestrutura inclui reservatório de água quente de 6 mil litros, caixa d´água de 130 mil litros e sistema de água quente elétrico, solar e a gás e a obra deve ser entregue até o final de setembro.
A comitiva de vereadores foi integrada pelo presidente da Câmara, Adriano Remonti; o vice-presidente Edinaldo Santos; o segundo vice-presidente, Walmor Lodi, a secretária Sueli Guerra e o segundo secretário, Luiz Carlos Johann; além de Ademar Dorfschmidt, Expedito Ferreira, Genivaldo Paes, Gian de Conto, Lúcio de Marchi, Renato Reimann, Rogério Massing, Sueli Guerra e Vagner Delabio. Indagado sobre o cronograma o engenheiro estimou que 60% da obra está pronto e embora aparentemente falte mais na verdade a parte mais complexa está pronta, acrescentando que partes como os dois geradores foram terceirizados e a caixa d´água de 130 mil litros está sendo concluída.
O engenheiro Jesus explicou aos vereadores que o projeto aprovado inicialmente era apenas arquitetônico e depois foram feitas adequações e negociados ajustes com o Ministério da Saúde, o que exigiu projetos complementares. Assim o projeto foi aprovado em agosto de 2011 mas a realização das licitações foi liberada em novembro. Na parte da obra em si o engenheiro Sincler lembrou que na fase de fundações da obra tivemos praticamente 60 dias de chuvas, o que atrasou o andamento e exigiu uma adição de prazo. Jesus comentou ainda que para funcionar como Hospital Universitário como tem sido proposto o HR precisaria ter o mínimo de 120 leitos. Sincler disse que a estrutura montada pode atender mais 40 leitos e atualmente prevê dois leitos por quarto num total de 44 unidades.
Além da questão do total de leitos o Hospital Regional também vem ocasionando um debate sobre sua manutenção e administração e o engenheiro Jesus comenta que o Ciscopar avalia que nem os 18 municípios que o integram conseguiriam administrá-lo. A Secretaria da Saúde está estudando um formato de fundação e a outra opção seria a administração pelo Governo do Estado, o qual vem sendo contatado visando a aquisição dos equipamentos para colocar o HR em operação. Outra dificuldades é que o HR conta com apenas dez leitos de UTI e seriam necessários pelo menos 18, além de não contar com sala-escola para funcionar como Hospital Universitário.
O presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, disse que este era o momento de fazer a visita e solicitou ao diretor Jesus que use o Legislativo para as necessidades do projeto, afirmando que os vereadores estão à disposição para o que for necessário visando efetivar o Hospital Regional. A visita foi acompanhada também pelo secretário de Planejamento, Jadyr Donin, pelo secretário de Comunicação Social, Jair Scarpato e assessores legislativos e do Executivo.

Da Assessoria

Anuncio gene 2