“As pré conferências não eram obrigatórias, mas por decisão deste governo dialogamos com as comunidades para conhecermos suas demandas”.
Ele lembra que seis pré audiências públicas foram realizadas no Município. “Nas reuniões assumimos o compromisso com as comunidades de que as informações seriam repassadas a empresa que detém - por força legal – o contrato para as suas avaliações. O interesse desta administração está conectado com o público. A empresa responsável pelo transporte público deve oferecer um serviço com qualidade e, principalmente, que atenda a expectativa dos usuários”. O documento também foi encaminhado ao Ministério Público.
Beto Lunitti salienta que se o Município tiver um transporte público que atenda as expectativas da população talvez diminua o número de automóveis e motocicletas nas vias. Ele enfatiza que esta mudança poderá proporcionar uma qualidade de vida melhor a sociedade.
Para o secretário de segurança e trânsito, Paulo dos Santos, a audiência fecha um ciclo de pré audiências realizadas desde abril até maio. “Foram seis pré audiências, as quais tiveram os objetivos de: conhecer as demandas, as reclamações e as sugestões da população para o transporte coletivo da cidade. Ao final das pré audiências, a equipe reuniu as propostas e elaborou um documento, o qual foi encaminhado a empresa”.
De acordo com o secretário, a comunidade solicita melhorias no relacionamento com idosos e pessoas com deficiências, observando suas dificuldades de locomoção. A população ainda pede que os condutores aguardem os usuários a acomodar-se com segurança nos bancos; que seja estudada a possibilidade de embarque pela porta de trás dos ônibus para idosos e pessoas com necessidades especiais; adequação das rampas para melhorar o acesso, pois os populares as consideraram altas; adaptar os banheiros do Terminal; entre outros fatores.
Santos lembra que os participantes solicitaram melhorias na pontualidade das linhas e na qualidade dos pontos de ônibus; para que fosse reavaliada a relação: população, linhas e carros disponíveis para evitar superlotação; que o condutor passe a observar o limite de velocidade das vias e que a empresa garanta que todo o ônibus tenha cobrador, pois alguns motoristas fazem o troco, o que fragiliza a segurança.
O secretário relata que os usuários solicitaram o passe livre para atletas carentes que precisam treinar e a aceitação do passe do estudante em contraturno escolar quando estiver em reforço, entre outros fatores.
Uma demanda que sempre foi lembrada nas reuniões é a diminuição da tarifa. Além de aprimorar e aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização do serviço.