1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

PECUÁRIA

Agricultura familiar terá atendimento especial no Paraná, diz Seab

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse ontem em Curitiba, na abertura da assembleia da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) que o plano de governo previsto para ser executado nos próximos quatro anos tem como um dos pilares o atendimento à agricultura familiar.

26/02/2011 - 07:11


Ele detalhou os quatro principais itens que norteiam a política a ser executada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, enfatizando a necessidade de melhorar a vida no meio rural, a infraestrutura para escoar melhor a produção, a competitividade da produção paranaense e, por fim, melhor distribuição da produção para atender o pleno abastecimento.

Ortigara falou ainda de alguns desafios que devem ser enfrentados em sua gestão, como a questão do pedágio, que ele considera “caríssimo” no Paraná, com tarifas que a agricultura não suporta. Mas lembrou que a negociação em torno das tarifas do pedágio será conduzida num clima de legalidade.

Destacou o compromisso do governo de recompor os quadros da Emater, com a contratação de mais de 400 profissionais para melhorar o atendimento ao produtor rural. O secretário disse ainda que vai precisar da contribuição da Fetaep para enfrentar o desafio da mecanização da colheita da cana-de-açúcar, que deverá substituir totalmente a colheita manual até 2014. Cada máquina desativada daqui para frente desemprega em torno de 80 a 90 trabalhadores, calculou.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da entidade, Ademir Mueller. Eestavam presentes todas as lideranças sindicais rurais vinculadas à Fetaep, o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann.

O diretor da Fetaep Mario Plefka entregou um documento ao secretário solicitando providências para evitar a queda nos preços da batata, cebola e feijão, que está causando prejuízos ao pequeno produtor. Plefka pediu ainda que o secretário avalie medidas para levar o Ministério da Agricultura a ampliar o volume de feijão que está comprando no Paraná. Ortigara comprometeu-se a tratar do assunto.

Sem nome %281144 x 250 px%29