Ele detalhou os quatro principais itens que norteiam a política a ser executada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, enfatizando a necessidade de melhorar a vida no meio rural, a infraestrutura para escoar melhor a produção, a competitividade da produção paranaense e, por fim, melhor distribuição da produção para atender o pleno abastecimento.
Ortigara falou ainda de alguns desafios que devem ser enfrentados em sua gestão, como a questão do pedágio, que ele considera “caríssimo” no Paraná, com tarifas que a agricultura não suporta. Mas lembrou que a negociação em torno das tarifas do pedágio será conduzida num clima de legalidade.
Destacou o compromisso do governo de recompor os quadros da Emater, com a contratação de mais de 400 profissionais para melhorar o atendimento ao produtor rural. O secretário disse ainda que vai precisar da contribuição da Fetaep para enfrentar o desafio da mecanização da colheita da cana-de-açúcar, que deverá substituir totalmente a colheita manual até 2014. Cada máquina desativada daqui para frente desemprega em torno de 80 a 90 trabalhadores, calculou.
A assembleia foi conduzida pelo presidente da entidade, Ademir Mueller. Eestavam presentes todas as lideranças sindicais rurais vinculadas à Fetaep, o secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, e o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann.
O diretor da Fetaep Mario Plefka entregou um documento ao secretário solicitando providências para evitar a queda nos preços da batata, cebola e feijão, que está causando prejuízos ao pequeno produtor. Plefka pediu ainda que o secretário avalie medidas para levar o Ministério da Agricultura a ampliar o volume de feijão que está comprando no Paraná. Ortigara comprometeu-se a tratar do assunto.
PECUÁRIA
Agricultura familiar terá atendimento especial no Paraná, diz Seab
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, disse ontem em Curitiba, na abertura da assembleia da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) que o plano de governo previsto para ser executado nos próximos quatro anos tem como um dos pilares o atendimento à agricultura familiar.
Mais lidas
- 1Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
- 2Paraná exporta mais alimentos que países como Japão, Portugal e Coreia do Sul
- 3Abertura da Conferência da Cidade de Toledo elege membros do Conselho
- 4Indicação de condutor infrator poderá ser solicitado de forma online em Toledo
- 5Toledo recebe os melhores atletas do Sul do país no Sul Brasileiro de Basquete Sub-16
Últimas notícias
- 1Abre e fecha do feriado do Dia do Trabalhador
- 2Sicredi registra crescimento expressivo em consórcios e alcança R$ 50 bi em créditos
- 3Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
- 4Pesquisa com aplicação de inteligência artificial para o mapeamento da aquicultura é apresentada em simpósio nacional
- 5Paraná lidera o crescimento da atividade econômica do Brasil, aponta Banco Central