Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

Maripá desenvolve ações nas empresas locais voltadas a saúde do trabalhador

Neste sábado (27), comemora-se o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

23/07/2013 - 20:17


Segundo a secretária de Saúde, Andréia Bento Maria Scudeller, o momento é oportuno para lembrar que, à medida que a economia progride, é fundamental que a segurança e saúde no trabalho se integrem às políticas da geração de emprego e renda. Isto implica na avaliação dos riscos e das medidas de gestão dos empregos. É uma data para lembrar que prevenir acidentes é importante durante todos os dias do ano.

Manter a saúde do trabalhador é um conjunto de saberes e práticas, envolvendo a atenção integral no âmbito social, político e psicoemocional. A promoção é feita através de prevenção, vigilância, assistência e reabilitação em saúde dos trabalhadores; práticas sistematizadas de atuação no local de trabalho e na empresa; projetos de ações e legislação que desenvolva a gestão do processo de trabalho de forma participativa. “A saúde vai além do bem estar físico, estando associado ao bem estar psicoemocional, sendo o trabalhador portador do direito de ser valorizado no exercício das suas tarefas diárias e o seu ambiente de trabalho deve contribuir pra isso”, explica a Diretora de Saúde Clarice Fischer Angelotti.
A portaria que instituiu a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora foi publicada em 24 de agosto de 2012, consolidando o trabalho em desenvolvimento desde a inserção desse campo como competência do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988. A Política visa à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos, mediante a execução de ações de promoção, vigilância, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação da saúde.
Seus objetivos e estratégias incluem: o fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador e a integração com os demais componentes da vigilância em saúde e com a atenção primária em saúde; a promoção da saúde e de ambientes e processos de trabalho saudáveis; a garantia da integralidade na atenção à saúde do trabalhador; a análise do perfil produtivo e da situação de saúde dos trabalhadores; o fortalecimento e a ampliação da articulação intersetorial; o estímulo à participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social; o desenvolvimento e a capacitação de recursos humanos; e o apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

Da Assessoria

Anuncio gene 2