A UEPG aplica provas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Os candidatos podem consultar os locais de provas no endereço http://www.cps.uepg.br.
O PSS se apresenta como uma forma alternativa de ingresso no ensino superior. A UEPG foi a primeira instituição paranaense a implantar o sistema, em 2000. Os estudantes têm os conteúdos avaliados ao final de cada série do ensino médio por meio das provas anuais de Acompanhamento I, II e III. Na última etapa do processo, optam por um dos 38 cursos ofertados nos campus de Ponta Grossa, Telêmaco Borba e Castro. A UEPG reserva 25% das vagas da graduação para esta modalidade de acesso à universidade.
A Comissão Permanente de Seleção (CPS) alerta que é de inteira responsabilidade do candidato a verificação do local em que deverá fazer a prova. De acordo com o manual do concurso, os inscritos deverão se apresentar no local de provas até as 14h30, horário em que serão fechados os acessos às salas de prova. Para o acesso, o candidato deverá apresentar ficha de inscrição, documento de identidade oficial, original ou em fotocópia autenticada.
Para fazer a prova, deverá levar apenas caneta esferográfica escrita grossa, tinta azul-escura ou preta, de corpo transparente. As provas terão início às 15 horas, estendendo-se até as 19 horas. A prova de Acompanhamento I, valendo 1.000 pontos, terá 60 questões e redação; a prova de Acompanhamento II (1.000 pontos), 40 questões, mais a redação; e a prova de Acompanhamento III (1.000 pontos), 50 questões e redação.
CONCORRÊNCIA - Na divisão por etapas do processo, a UEPG contabiliza 9.461 inscritos no PSS I (prova de Acompanhamento I) relativa à primeira série do ensino médio. O PSS II (prova de acompanhamento II), referente à segunda série, apresenta 5.366 inscritos. Já o PSS III (prova de acompanhamento III) registra a renovação de inscrição de 2.912 estudantes da terceira série do ensino médio, concorrendo a 490 vagas. A proporção é de 5,941 candidatos por vaga.
Na proporção candidato/vaga por curso, Medicina aparece com maior concorrência. São 205 inscritos para 10 vagas. A proporção é de 20,5 por vaga. Em segundo lugar aparece o curso de Engenharia Civil, com 256 concorrentes a 13 vagas (19,3 por vaga). Odontologia está na terceira posição, com 165 candidatos para 15 vagas (11 por vaga).
Depois, aparece Agronomia, no qual 159 estudantes disputam 15 vagas (10,6 por vaga); Direito noturno, com 190 inscritos para 18 vagas (10,5 por vaga); e bacharelado em Ciências Biológicas, que oferta 6 vagas para 63 inscritos (10,5 por vaga). Administração/Comércio Exterior, no Campus de Telêmaco Borba tem a menor concorrência, com 10 inscritos para 10 vagas.
Veja a relação completa da proporção candidato/vaga e mais informações sobre o PSS no portal da CPS (www.cps.uepg.br).
Da AE Notícias