Tupãssi recebe nesta quarta-feira (27) o Governador do Paraná, Beto Richa. Uma cerimônia será realizada no Centro Cultural do município, para entrega dos equipamentos que serão utilizados no programa da Agricultura de Precisão e lançamento oficial do projeto, que começa a ser desenvolvido junto aos agricultores a partir do início de 2014.
O programa “Tupãssi Fazendo Agricultura de Precisão” é o primeiro do Brasil na área e vai beneficiar aproximadamente 800 pequenos produtores rurais. O município vai utilizar a tecnologia para melhorar a produtividade nas lavouras. Por meio de recursos do Governo do Estado, na ordem de R$ 470 mil, a administração adquiriu um quadricíclo para as amostragens de solo e um caminhão equipado para distribuir os produtos no campo. Os trabalhos de análise vão se concentrar em um escritório montado na cidade. Todos os equipamentos serão usados de forma comunitária pelos agricultores.
A cerimônia será no Centro Cultural a partir das 19h, com a presença também do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, entre outras autoridades estaduais e regionais. O prefeito de Tupãssi, José Carlos Mariussi (Cal), trouxe a proposta da agricultura de precisão de uma viagem oficial feita aos Estados Unidos. “Fiz questão de conhecer os métodos já avançados que são utilizados na Agricultura de Precisão nos EUA e pude trazer o projeto para que ele possa ser desenvolvido também aqui. Tudo foi feito com apoio do Governo, por meio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)”, explica.
PILOTO – O objetivo do governo é ampliar o programa para outros municípios, a partir dos resultados obtidos em Tupãssi. De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias, o uso da técnica na região aponta que a Agricultura de Precisão reduz em 20% a quantidade de insumos aplicados nas lavouras. Segundo os técnicos, o sistema permite a distribuição equilibrada em relação às necessidades do solo, obtendo produções mais homogêneas e aumento médio de 10% a 35% na produtividade. Esses índices são aplicados à média da região.
Dessa forma, a aplicação dos princípios da tecnologia auxilia os agricultores a reduzir custos na aplicação de insumos e aumentar a produtividade e a renda, sem agredir o meio ambiente. O município já conta um dos melhores sistemas tecnológicos na produção de grãos, com solos bem conservados. Mas uma parcela importante de agricultores familiares tem dificuldade em acompanhar os avanços tecnológicos, o que os impedem de atingir as médias de produtividade do município.
Da Assessoria