Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Apae lança quarta-feira método usado pela Nasa

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cascavel entrará para a história das Apaes de todo o Brasil a partir do dia 13 de abril. Ela será a primeira a disponibilizar um tratamento intensivo com o Pedia Suit, uma roupa terapêutica desenvolvida com a ajuda da Nasa (Agência Espacial Americana).

12/04/2011 - 06:51


O recurso importado dos EUA fornece estímulos sensoriais para os músculos e articulação do corpo, contribuindo para a evolução mais rápida das pessoas com deficiência intelectual.

O fisioterapeuta responsável pelo trabalho já participou do curso e a roupa terapêutica já foi adquirida. O tratamento é intensivo e demora três horas por dia. O objetivo principal é fortalecer troncos e membros.

Vilson Basso, presidente da Apae de Cascavel, experimentou o tratamento com seus dois filhos especiais e comprovou a eficácia do tratamento. “É um grande avanço no desenvolvimento das pessoas atendidas pela Apae”. O método do Pedia Suit foi criado em Michigan, nos Estados Unidos. A roupa criada por pesquisadores russos tem o intuito de contrapor os efeitos negativos vividos por astronautas como atrofia muscular como consequência da ausência de gravidade no espaço.

Em busca de alcançar a evolução no tratamento da filha, um casal de fisioterapeutas americanos ampliou os estudos. Pessoas com desordem neuro-muscular necessitam de repetições intensas de exercícios para atender e adquirir uma nova habilidade motora.

O progresso das evidências científicas fez do tratamento a principal escolha entre os pacientes norte-americanos com distúrbios neurológicos. O diferencial em comparação com o tratamento tradicional é a avaliação específica para identificação dos reais déficits do paciente. Com base nos estudos, é elaborado um programa intensivo e específico, com duração de três a quatro semanas e sessões diárias. O treinamento é sempre feito de forma individual.

 

(Departamento de Comunicação da Apae de Cascavel)

Sem nome %281144 x 250 px%29