Segundo Campos, seja pela falta de infraestrutura, seja pelos preços maiores, poderia haver, pela teoria econômica, um menor crescimento da demanda por voos no Brasil. Ou seja, com capacidade de oferta limitada das companhias aéreas em oferecer voos e uma demanda crescente de passageiros querendo viajar, haveria uma pressão por preços mais altos das passagens, e não apenas das tarifas aeroportuárias.
No estudo por ele apresentado hoje, Campos e seu parceiro na nota técnica, Frederico Hartmann de Souza, já prevêem que, daqui para frente, o número de passageiros crescerá em ritmo menor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que ocorreu nos últimos anos.
De 2003 a 2010, a demanda por transporte aéreo cresceu 3,17 vezes a variação do PIB brasileiro, segundo o estudo. Nas projeções futuras, os estudiosos fizeram uma conta conservadora, de que a demanda crescerá 2 vezes a variação do PIB. “É um sinal de que o pico de crescimento da demanda já passou”, disse Campos em entrevista coletiva. Ao iG, ele disse que essa redução de ritmo poderia ser ainda maior.
Problemas de infraestrutura, entre outros, levaram por exemplo, o índice de satisfação dos usuários da rodoviária do Tietê superar a do aeroporto de Cumbica.
GERAL
Passagens aéreas podem ficar mais caras
A deficiência na infraestrutura dos terminais aeroportuários verificada em nota técnica divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) hoje pode levar a um encarecimento das tarifas para os usuários, diz um dos autores do estudo, Carlos Alvares da Silva Campos Neto. “Essa é uma lógica econômica”, diz.
Mais lidas
- 1Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 2Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 3Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 4UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
- 5Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Últimas notícias
- 1Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 2Virada do ano em Toledo terá tradicional show pirotécnico no Diva Paim Barth
- 3O Protagonismo da Fresta
- 4Saúde municipal terá horários especiais durante as festas de fim de ano
- 5Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa


