Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Passagens aéreas podem ficar mais caras

A deficiência na infraestrutura dos terminais aeroportuários verificada em nota técnica divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) hoje pode levar a um encarecimento das tarifas para os usuários, diz um dos autores do estudo, Carlos Alvares da Silva Campos Neto. “Essa é uma lógica econômica”, diz.

14/04/2011 - 15:51


Segundo Campos, seja pela falta de infraestrutura, seja pelos preços maiores, poderia haver, pela teoria econômica, um menor crescimento da demanda por voos no Brasil. Ou seja, com capacidade de oferta limitada das companhias aéreas em oferecer voos e uma demanda crescente de passageiros querendo viajar, haveria uma pressão por preços mais altos das passagens, e não apenas das tarifas aeroportuárias.

No estudo por ele apresentado hoje, Campos e seu parceiro na nota técnica, Frederico Hartmann de Souza, já prevêem que, daqui para frente, o número de passageiros crescerá em ritmo menor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que ocorreu nos últimos anos.

De 2003 a 2010, a demanda por transporte aéreo cresceu 3,17 vezes a variação do PIB brasileiro, segundo o estudo. Nas projeções futuras, os estudiosos fizeram uma conta conservadora, de que a demanda crescerá 2 vezes a variação do PIB. “É um sinal de que o pico de crescimento da demanda já passou”, disse Campos em entrevista coletiva. Ao iG, ele disse que essa redução de ritmo poderia ser ainda maior.

Problemas de infraestrutura, entre outros, levaram por exemplo, o índice de satisfação dos usuários da rodoviária do Tietê superar a do aeroporto de Cumbica.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29