Segundo Campos, seja pela falta de infraestrutura, seja pelos preços maiores, poderia haver, pela teoria econômica, um menor crescimento da demanda por voos no Brasil. Ou seja, com capacidade de oferta limitada das companhias aéreas em oferecer voos e uma demanda crescente de passageiros querendo viajar, haveria uma pressão por preços mais altos das passagens, e não apenas das tarifas aeroportuárias.
No estudo por ele apresentado hoje, Campos e seu parceiro na nota técnica, Frederico Hartmann de Souza, já prevêem que, daqui para frente, o número de passageiros crescerá em ritmo menor em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do que ocorreu nos últimos anos.
De 2003 a 2010, a demanda por transporte aéreo cresceu 3,17 vezes a variação do PIB brasileiro, segundo o estudo. Nas projeções futuras, os estudiosos fizeram uma conta conservadora, de que a demanda crescerá 2 vezes a variação do PIB. “É um sinal de que o pico de crescimento da demanda já passou”, disse Campos em entrevista coletiva. Ao iG, ele disse que essa redução de ritmo poderia ser ainda maior.
Problemas de infraestrutura, entre outros, levaram por exemplo, o índice de satisfação dos usuários da rodoviária do Tietê superar a do aeroporto de Cumbica.
GERAL
Passagens aéreas podem ficar mais caras
A deficiência na infraestrutura dos terminais aeroportuários verificada em nota técnica divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) hoje pode levar a um encarecimento das tarifas para os usuários, diz um dos autores do estudo, Carlos Alvares da Silva Campos Neto. “Essa é uma lógica econômica”, diz.
Mais lidas
- 1Mulheres representam 60% das inscrições no Enem 2025
- 261 socos: caso no RN retrata escalada da violência contra mulheres
- 3Professor de Direito da FAG lança livro sobre democracia, populismo e liberdade política
- 4Agosto Dourado: doação de leite materno é essencial para os bebês prematuros internados na Hoesp
- 5Toledo recebe “A alma canta” com Monsenhor Marcos Pavan nesta sexta-feira (1º)
Últimas notícias
- 1Unioeste lança agente de inteligência artificial para auxiliar pequenos agricultores no pós-colheita
- 2Programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo começa amanhã (6)
- 3Toledo fecha 1º semestre de 2025 na liderança estadual na geração de empregos
- 4Inscrições para cursos no CEU das Artes e no Ondy Niederauer estão abertas
- 5JEPS E-sports promovem desenvolvimento e interação para os participantes