A Secretaria Estadual da Saúde distribuiu mais um lote de vacinas da gripe aos municípios do Paraná para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2016. A 20ª Regional de Saúde já recebeu 92% da remessa enviada pelo Ministério da Saúde na última semana e Toledo conta com aproximadamente 16 mil pessoas vacinadas dentro do grupo prioritário. A meta municipal é vacinar em torno de 24 mil munícipes. A Campanha segue até 20 de maio.
Este ano a vacina é trivalente, protegendo contra a Influenza A H1N1, Influenza H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane). Em 2016, a expectativa é que o Paraná imunize cerca de 2, 9 milhões de pessoas. “Faltam apenas dez dias para terminar a Campanha e a Regional está organizada para que não falte vacina para nenhum dos 18 municípios cobertos pela 20ª Regional de Saúde”, comentou a enfermeira responsável pelo Programa de Imunização da 20ª Regional, Priscila Silva da Cruz.
Para a secretária municipal de Saúde, Denise Campos, os resultados são satisfatórios. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) recebem a imunização conforme seus estoques. Temos que atingir no mínimo 19.138 cidadãos que fazem parte dos grupos de riscos, ou seja, 80%”, comentou. A secretária ainda relatou que as vacinas já foram repostas nas unidades de saúde. “Estamos tendo uma demanda positiva da população em busca da vacina. Este será provavelmente o último lote que o município irá receber, mas se precisar o Estado irá reiterar. Será oferecido o número necessário de vacinas”, completou Denise, que ainda alertou as gestantes a procurarem a imunização. “Elas são as que menos receberam a vacina”.
Grupos prioritários
Fazem parte dos grupos prioritários crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas e idosos acima de 60 anos fazem parte destes grupos. Doentes crônicos e trabalhadores da área da saúde também são prioridades. É preciso apresentar um documento e o cartão de vacinação para atualizar. Os doentes crônicos devem levar ainda, uma prescrição médica.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde
Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a segunda-feira (09), o Paraná confirmou 307 casos de Influenza, sendo 279 de H1N1. Entre Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), com necessidade de internação, e Síndromes Gripais (SG), registrados por 23 unidades sentinelas no Estado, 91% são de H1N1.
Até esta segunda-feira (09), foram confirmados 22 óbitos por H1N1 no Paraná. As cidades que registraram as mortes foram Curitiba (2), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (6), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1) e Cornélio Procópio (1).