A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida. É uma dimensão constitutiva da existência humana, assim como as mãos são atributos do homem. Com esta base, artistas de Toledo e região irão realizar um movimento á favor da manutenção do Ministério da Cultura (MinC) no sentido de garantir políticas públicas. A ação terá início às 19h30 desta segunda-feira (16) em frente ao Museu Histórico Willy Barth.
O manifesto conta com o apoio da Associação dos Servidores de Toledo (SerToledo), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Toledo, Associação dos Músicos e Compositores de Toledo e demais grupos culturais. O movimento é apartidário e busca atingir todos os grupos e linguagens de cultura.
“Estamos sofrendo uma avalanche de argumentos sem sustentação e que visam reduzir o MinC apenas a Lei Rouanet. Cultura é mais que isso. Existem vários organismos que trabalham com determinadas linguagens. As políticas de cultura devem funcionar do mesmo modo como estavam antes”, relatou o ator e assessor técnico de Cultura, Ivan Perón.
Ivan ainda disse que Toledo é protagonista em apoio à cultura e serve de exemplo para as gestões regionais. “Extinguir o Ministério da Cultura, que já goza de existência há mais de 30 anos e possibilita artistas a viverem da arte, é um retrocesso. A cultura é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e ainda assim é a primeira que cai quando são feitos cortes”, frisou.