Qual o significado literal de Educação? Pensando que vai muito além do papel que as escolas convencionais desempenham hoje, o arquiteto norte-americano, Michael Reynolds, a organização TAGMA e um grupo de mais de 200 voluntários de todo o mundo construíram um espaço inovador. A escola sustentável de Jaureguiberry, no Uruguai, é a primeira 100% sustentável da América Latina.
São 270 m², onde 100 crianças são formadas todos os anos, para além do currículo convencional. No espaço construído com 60% de material reciclado, elas crescerão através de um link direto com a natureza e o meio ambiente.
Segundo os integrantes do projeto a escola é o lugar ideal para se conectar e promover a educação, tecnologia e inovação no contexto de um estilo de vida sustentável. “Queremos dar um novo significado à escola, como um local de encontro para a comunidade, o público, setor privado e a sociedade como um todo. Esta é uma Escola Sustentável, a inovar a partir do solo”.
A construção seguiu o método Earthship, desenvolvido pelo idealizador do projeto, e teve duração de 7 semanas. A escola sustentável ficou conhecida em todo o mundo, por meio de um vídeo divulgado pela equipe de voluntários, que criou uma campanha de arrecadação para garantir a conclusão da obra.
O espaço usou 2 mil pneus, 5 mil garrafas de vidro, 2 mil metros quadrados de papelão e 8 mil latas de alumínio. Além disso, conta com placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, além de hortas para a produção de alimentos orgânicos.
Para conhecer mais, acesse o site do projeto Uma Escola Sustentável. Confira também, vídeo sobre o projeto.
Fonte: matéria publicada originalmente no Blog da Casa de Notícias, Mais Cultura, mas