Participarão do encontro, representantes de empresas, do poder público, instituições de ensino, de pesquisas e de entidades de apoio.
O evento de lançamento tem como objetivo sensibilizar os atores do território a participarem do SRI, além de propor o debate e coletar subsídios para a construção do Sistema.
O SRI foi criado pelo Oeste em Desenvolvimento para debater estratégias cujo objetivo seja potencializar a inovação no Oeste do Paraná. Inicialmente, foi formado um pequeno grupo de instituições e empresas participantes do Programa. Agora, o próximo passo é formalizar esse Sistema para fortalecer a cooperação entre o setor produtivo, público, pesquisa e sociedade com vistas a inovação regional.
“Dentro do Programa temos um eixo voltado à pesquisa e ao desenvolvimento. Com o SRI, queremos promover maior relacionamento entres as empresas demandantes de produtos e processos de inovação e as instituições ofertantes de pesquisa e desenvolvimento do território, os chamados ativos tecnológicos”, explicou Jonhey Nazário Lucizani, representante do PTI no Oeste em Desenvolvimento.
Segundo o representante do Sebrae no POD, Augusto Cesar Stein, embora as grandes empresas da região sejam as principais demandantes de pesquisa, as micro e pequenas empresas também serão beneficiadas. “Muitas inovam em processos pela necessidade de mercado ou pela própria postura de seus proprietários. As micro e pequenas empresas têm dificuldades de inovar de maneira sistemática, geralmente por ter um custo elevado”, ressalta. Um dos fatores que tornam os custos altos é justamente porque boa parte das pesquisas são contratadas de fora do território. “Nossa proposta é aproximar as empresas dos pesquisadores. Nesse sistema todos tem a ganhar. Os centros de pesquisas serão fortalecidos e as empresas ficarão mais competitivas”.
O diretor financeiro da Farmacêutica Prati-Donaduzzi, Antônio Torquato, é um dos apoiadores da criação do Sistema. “A união de empresas, universidades e entidades cria um ambiente de inovação e desenvolvimento para a nossa região”.
Programação do evento
8h30: Abertura
9h: Painel: Inovação como fator de Desenvolvimento Regional, com palestras de representantes da Prati Donaduzzi, Governo do Estado, Unioeste, Frimesa, UTFPR e da prefeitura de Pato Branco, considerado um Município Inovador.
No período da tarde, às 13h45, haverá a formação de grupos para discussão da situação atual e proposição futura do Sistema Regional de Inovação do Oeste.
Dentro do tema serão formados cinco grupos
Grupo 1 - Integração Universidade/Organizações X Empresa
Grupo 2 - Políticas Públicas para promoção da Inovação
Grupo 3 - Qualificação para Inovar (fixação de profissionais e conhecimento)
Grupo 4 - Recursos financeiros para Inovação
Grupo 5 - Ambientes de Inovação
17h - Encerramento do evento