Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Bruno Radunz lança primeiro livro da trilogia “O guerreiro solitário”

O 1º volume da trilogia “O guerreiro solitário”, que resgata a história do médico, fundador e diretor do Hospital Dr. Campagnolo, diretor proprietário da Rádio Guaçu AM e ex-prefeito Avelino Campagnolo, será lançado oficialmente no dia 1º de julho próximo, sexta-feira, às 19 horas, em sessão de autógrafos no Teatro Municipal de Toledo.

22/06/2016 - 17:37


Campagnolo é natural de Concórdia, em Santa Catarina, onde nasceu em 30 de maio de 1926, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, em 1956 e iniciou as atividades profissionais no 1º hospital da cidade, a então Casa de Saúde de Toledo, pertencente à Colonizadora Maripá, em janeiro de 1957.

Foi prefeito do município entre os anos de 1964 e 1968 e secretário municipal do Interior nos anos de 1989 e 1990, além de líder político atuante, com manifestações de grande repercussão na defesa dos interesses da população local e regional.

Como 1º e um dos mais atuantes médicos de Toledo ficou conhecido em toda a região pelo atendimento de pessoas carentes, inclusive em localidades do interior, manifestações e posições políticas polêmicas e a defesa intransigente da medicina preventiva, com cuidados especiais na alimentação.

Com 468 páginas e ilustrada com diversas fotografias e reprodução de documentos, a obra traz cerca de 60 depoimentos do autor sobre fatos históricos e pitorescos que retratam a evolução peculiar da cidade e do município de Toledo, no contexto regional, estadual e nacional.

Impresso e editado pela Gráfica e Editora MA Ltda, de Toledo, o livro tem como organizadores o escritor e acadêmico Bruno Marcos Radunz e o médico Sérgio Avelino Campagnolo. Bruno foi o 1º presidente é o 1º vice-presidente da Academia de Letras de Toledo (ALT). Sérgio é filho do personagem central da obra.

A capa é de Júlia Lóh Radunz, a diagramação de Adriel Daneluz, a revisão do jornalista e escritor Luiz Alberto Martins da Costa e a revisão final do médico Sérgio Avelino Campagnolo. Luiz Alberto é 2º vice-presidente da ALT e do Clube da Poesia de Toledo.

Entre os acontecimentos e temas abordados, com a experiência, visão, opinião e bom-humor do médico Avelino Campagnolo, estão a passeata das velas, a implantação de pequenas usinas hidrelétricas, o asfaltamento da cidade, a abertura, melhoria e manutenção de estradas rurais, o aeroporto municipal, a projeção do lago municipal, as corridas de cavalos, a idéia dos portões nos acessos da sede do município, a atuação da Rádio Guaçu AM, a serraria no Paraguai, a história dos hospitais de Toledo, o zoológico particular, ciclos agrícolas do Oeste do Paraná, as primeiras casas de diversão, o cooperativismo, o apoio ao esporte e sua condição de dançarino, entre outros assuntos curiosos e até humorísticos.

Em sua contra-capa, o livro traz diversas manifestações de autoridades e lideranças, sobre a personalidade e atuação do personagem. “O dr. Avelino Campagnolo consolidou uma história grandiosa no Oeste do Paraná, como pioneiro, médico, político e o fato de registrar sua epopeia em livro será de grande valia para a sociedade que reconhece o seu trabalho e que agora conhecerá também a sua verdadeira história. Toledo deve muito a ele”, escreveu o ex-governador Jayme Canet Júnior.

“O dr. Avelino Campagnolo é uma das pessoas mais democráticas da história de Toledo que eu conheci, por nunca ter negado acesso aos microfones de sua rádio para quem quer que fosse, adversário político ou não, especialmente na época da ditadura militar”, destacou o advogado Sérgio Canan, ex-assessor Especial de Governo da Prefeitura.

“Vim para Toledo para apaziguar as relações entre a Prefeitura e a empresa Sadia, que carecia de investimentos públicos para seu crescimento. O dr. Avelino Campagnolo me ouviu, me entendeu, soube de nossos projetos e não mediu esforços para trazer na seqüência a Copel e a Telepar para Toledo. Sem isso, a Sadia teria se transferido para outra cidade”, acrescentou o advogado Pedrinho Antônio Furlan, ex-diretor da unidade local da então Sadia.

“A gente procurava fazer o que era certo. Votava pela convicção ideológica, não pelo partido. Se o prefeito fazia as coisas certas, nós o apoiávamos e quando julgávamos inadequado o projeto, todos íamos contra”, observou o ex-vereador Orlando dos Santos.

Já o dr. Avelino Campagnolo, em mensagem especial, na abertura da obra, declarou “deixo para os mais novos uma mensagem e que ela possa os ajudar em suas vidas: vivam em harmonia com a natureza, se alimentem para ficar em pé e limitem os três inimigos da civilização, que são o sal, a farinha e o açúcar”.

O livro conta também com apresentação do médico Orley Álvaro Campagnolo, também filho do personagem, prefácio do Dr. Pedrinho Antônio Furlan e comentários e narrativa do organizador da publicação, escritor Bruno Marcos Radunz.

Após o lançamento, o volume um da trilogia “O guerreiro solitário” estará à venda no local e nas principais livrarias da cidade.

O lançamento dos volumes dois e três da obra ainda não tem data estabelecida, mas deverá ser individual e ocorrer nos próximos meses. 

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px