Toledo sediou no fim de semana, o Campeonato Estadual de Basquetebol Sub19. Em quadra, a equipe toledana conquistou a segunda colocação. Já fora delas, os pais e voluntários da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) conquistaram mais uma vitória na organização de sediações no município.
Os jogos foram realizados no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, a casa do basquetebol toledano. Após uma série de vitórias, Toledo esbarrou na equipe AROBA/Rui Barbosa/Marechal Cândido Rondon, que venceu a final, com o placar de 59x46. A terceira colocação ficou com a equipe do Círculo Militar do Paraná.
Para a coordenadora do projeto, Lourdes Kappes, apesar da segunda colocação, o resultado foi excelente. “Essa é uma categoria em que os atletas já trabalham, então eles treinam apenas uma vez por semana. E em uma competição com jogos difíceis em série, é normal que o cansaço bata no final”. Lourdes agradeceu os patrocinadores, apoiadores e a Secretaria de Esportes e Lazer, além do apoio dos pais.
Agora, a equipe tem como foco os Jogos Abertos do Paraná, como lembrou o técnico toledano, Jonathan Marsola dos Santos (Toro). “O Estadual já serve como uma preparação, e a partir dessa competição vamos focar nossas energias nesse próximo desafio”.
Sediação
Quem também avalia de forma positiva a competição, são os pais e voluntários, envolvidos na cozinha e organização da sediação. “Estamos felizes com o resultado, mais uma vez com pódio, assim como com o envolvimento dos pais para o sucesso de mais essa competição”, comentou a vice-presidente da Abatol, Hercília Aquino.
O Campeonato foi organizado pela Federação Paranaense de Basketball (FPrB). A presidente da FPrB, Silvana, acompanhou de perto as disputas e elogiou a sediação. “Foi uma competição equilibrada, Toledo chegando a primeira colocação, Marechal Cândido Rondon em primeiro e a equipe do Círculo Militar em terceiro. A organização foi excelente, um sucesso”.
Abatol
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Além disso, conta com o apoio do Colégio Incomar, Argamassa Forte, Casa do Servidor, Academia Plena e Silva Santos. Já são mais de 15 anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.