Os atletas toledanos de Badminton desembarcaram na última semana no Peru, para a disputa do Campeonato Panamericano Juvenil da modalidade. Na primeira etapa do Torneio, por equipes, os integrantes do Team AABT Toledo Badminton, Felipe Farias e Vinícius Alecrim, reforçaram o time brasileiro, que conquistou a segunda colocação. Agora, os toledanos e demais atletas disputam a segunda etapa, com os jogos individuais.
Na etapa por equipes, o Brasil disputou a final contra o Canadá, que acabou levando a melhor, com três tempos a um. Os Estados Unidos terminaram em terceiro lugar. Segundo o técnico, Valdecir Anacleto, o resultado foi bastante positivo. “É um grande resultado para o Brasil essa segunda colocação, tendo em vista a importância dessa competição. Esperamos que isso contribua com o crescimento da modalidade no país, com a abertura de novos caminhos, para conseguirmos mais investimentos e apoio”.
A partir da terça-feira (19) todos voltaram a jogar novamente pela etapa individual e a expectativa dos toledanos é positiva. “Já avançamos para oitavas e quartas de finais em duplas e individuais, com apenas uma derrota. Agora vai afunilando cada vez mais e temos muitas chances de garantir pódios.”
Enquanto isso, entre um jogo e outro, o Panamericano possibilita aos atletas, não só a vivência de uma grande competição internacional, mas também, um intercâmbio de conhecimentos. “Nosso atleta, Felipe Farias, por exemplo, tem aulas de inglês por meio do apoio da Rockefeller e por isso consegue se virar bem e fazer novos amigos”. As escolas Yázigi, Planeta Idiomas, Polys Idiomas, CNA, Speak, Update e Wizard também são parceiras do projeto na preparação dos atletas para grandes desafios.
O projeto de Badminton da Ação Social São Vicente de Paulo, dirigido pela Irmã Luiza Menin, não tem fins lucrativos e desenvolve a modalidade em Toledo com o objetivo de manter crianças e jovens afastados da rua. O trabalho origina o Team Ação Social AABT Toledo Badminton, que já trouxe para o município diversos títulos em competições a nível estadual, nacional e internacional. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o projeto conta com o apoio dos patrocinadores: Unopar, Sportland Toledo, Rede Farmácia Nossa Farma, FM Pneus e Empol Embalagens. Dos parceiros: Academia Aer Sadia, Secretaria de Esporte e Lazer de Toledo (SMEL), Ferrari Auto Peças e Aureumpilates e fisioterapia esportiva.