A professora de natação e biomecânica do curso de Educação Física da Universidade Paranaense, unidade de Toledo, Regina Thon, integrará a equipe de arbitragem de natação nos Jogos Olímpicos de 2016. Árbitra internacional, a professora recebeu o convite ainda no ano passado, quando passou a representar o Brasil no quadro da Federação Internacional de Desportos Aquáticos (Fina). De lá até agora foram diversos treinamentos, com orientações sobre o trabalho que deverá ser realizado. A professora viajou para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira,3.
“É uma experiência profissional única. É a realização de um sonho, pois fui atleta de natação, cursei Educação Física por amar a modalidade e sou árbitra há 15 anos pela Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, que sempre confiou no meu trabalho”, disse a professora, que pretende trazer também esta experiência para a sala de aula. Segundo ela, durante a sua participação nos Jogos Olímpicos terá a oportunidade de ter contato com técnicos mundiais, além dos melhores atletas do mundo. Hoje ela coordenada a equipe de arbitragem de natação no estado do Paraná. A participação em eventos como este, acrescenta, permite estar sempre atualizado com as últimas alterações na modalidade. A cada ciclo olímpico são feitas adequações.
Ao todo serão 11 árbitros brasileiros e 21 de outros países na arbitragem dos Jogos Olímpicos. A equipe participou de uma capacitação em abril deste ano, em evento teste realizado no Rio de Janeiro, durante o Campeonato Maria Lenk, a última seletiva para os Jogos Olímpicos. Ela acredita que esta experiência deverá repercutir diretamente na sua área de atuação e também no seu currículo, pois ministra a disciplina de natação na Unipar, entre outras. Este contato, acredita ela, vai permitir um aprimoramento na modalidade e o feed back com os alunos fica mais fácil e rico. Regina é professora da Unipar, unidade de Toledo, há três anos, com regime de 40 horas.
Para o coordenador do curso de Educação Física, professor Gilberto Carlos Pereira da Silva, a participação da professora Regina Thon na arbitragem dos Jogos olímpicos, a maior competição esportiva do mundo, acrescenta não somente para o currículo pessoal da professora como para a Universidade, que tem a oportunidade de trazer as últimas novidades aos seus alunos. “Esta participação demonstra o envolvimento do professor além da universidade. O seu conhecimento e a sua atuação não encerram somente no meio acadêmico, ele realiza outras atividades, como é o caso da professora Regina, que atua como árbitra da Federação Internacional de Desportos Aquáticos e que nesta condição participa de competições, ministra cursos, entre outras atividades, trazendo também esta experiência para os acadêmicos na universidade”.
Paraolimpíada
Na Paraolimpíada, em setembro, a Unipar de Toledo também terá representação. A professora Fábia Freira da Silva, que atua na modalidade de bocha adaptada, dentro do projeto Atividades Motoras Adaptadas (AMA), desenvolvido pela Unipar, participará como voluntária, auxiliando na organização da modalidade durante a competição.