Toledo sediou entre os dias 03 e 07 de agosto o Campeonato Sul Brasileiro de Seleções Sub14 Masculino e Feminino de Basquete. A seleção paranaense conquistou a segunda colocação, ficando atrás da equipe do Rio Grande do Sul. Em terceiro lugar ficou a seleção de Santa Catarina. As partidas aconteceram no Ginásio de Esportes Jaime Zeni e as equipes ficaram alojadas no Centro Esportivo Aldamir Angelo Rossoni, antigo CCR.
A equipe paranaense contou com o reforço do atleta Gabriel Blatt, integrante da Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). Segundo a coordenadora da Associação, técnica Lourdes Kappes, Gabriel teve um bom desempenhos nos jogos. “Ele jogou muito bem nos dois primeiros jogos e depois teve uma lesão. Vemos isso como uma forma de amadurecimento tanto para o basquetebol quanto para transpor obstáculos da vida. Esperamos que ele seja convocado novamente para disputar o Sub15. Vamos dar todo o suporte necessário”.
O auxiliar técnico, professor Jonathan Marsola (Toro), avaliou o campeonato como positivo para Toledo. “Nossa estrutura e organização foram bem vistas por todos os presentes no Campeonato. Inclusive recebemos a proposta de sediar a competição novamente”, comentou.
A Abatol ainda reforçou a participação dos pais no Campeonato, que ofereceram toda a alimentação para as equipes, além do apoio da Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Esportes (SMEL), a Ninfa Alimentos e a imprensa pela divulgação.
A Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol) é uma instituição sem fins lucrativos que, junto com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), promove a modalidade no município, por meio do trabalho voluntário de pais, professores e colaboradores. Além disso, conta com o apoio do Colégio Incomar, Argamassa Forte, Casa do Servidor, Academia Plena e Silva Santos. Já são mais de 15 anos de trabalho coletivo em prol de crianças e adolescentes. Atualmente o projeto conta com 16 pontos de treinamento em Toledo, onde aproximadamente 600 meninos não só aprendem a prática da modalidade, mas também são incentivados a terem hábitos saudáveis.