Toledo apresentou o melhor saldo na geração de empregos formais entre os 35 maiores municípios do Paraná, considerando todos aqueles com população superior a 50 mil habitantes, a capital Curitiba inclusa. Esses 35 municípios respondem por 83,02% dos empregos formais do Paraná. Nestes municípios os empregos formais correspondem à 28,2% da população, portanto, superior a média do Estado, que é de 20,84%.
De janeiro a julho, Toledo apresentou saldo positivo de 487 empregos, mesmo que o desempenho em julho não tenha acompanhado o dos outros meses, apresentando redução de 20 postos, de acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação Tecnológica e Turismo. O mês de melhor desempenho toledano foi abril, quando o município liderou a estatística estadual com saldo positivo de 288 empregos formais.
Na avaliação do diretor da Agência do Trabalhador, Antonio Aparecido Lange, as estatísticas mostram o vigor da economia toledana, que apresenta estabilidade no quadro de empregos, mesmo em meio à mais forte crise econômica que assola o país em décadas. A tendência para o segundo semestre é de evolução na geração de novos postos de trabalho. “O setor industrial, da construção civil e outros mostram evolução na geração de empregos. A indústria de transformação de proteína animal já sinalizou com a contratação de significativo número de trabalhadores em setembro”, diz.
Segundo Lange, em julho, enquanto em quase todo o estado houve demissões, o setor da construção civil registrou desempenho positivo em Toledo, com saldo de 72 postos de trabalho. “Isso demonstra a pujança da economia e a confiança depositada pelos investidores em decorrência da boa gestão financeira do município. Além disso, considerem-se os investimentos do próprio Poder Público, que está aplicando mais de R$ 25 milhões em inúmeras obras de infra-estrutura, como a revitalização de vias em vários bairros e a construção de parques, além de outras quantidades significativas de recursos em obras de CMEI´s, unidades de saúde e reformas e ampliação de escolas, entre outros”, completa.