Quase 500 trabalhadores da unidade da BRF de Toledo participaram na manhã deste domingo, 25, da Assembleia Geral Extraordinária, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo e Região, que representa a categoria. A pauta tratava da apresentação, discussão e aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 nas indústrias do setor avícola e similares.
Por unanimidade, os trabalhadores aprovaram o encaminhamento da CCT, que ainda vai passar por ajustes em reunião na próxima terça-feira, 27, em Apucarana, com sindicatos de base, para ser homologada pelo Sind Avícola e depois encaminhada para a empresa.
A aprovação do encaminhamento da CCT, segundo avaliação do Sindicato, significa mais benefícios para os trabalhadores. A categoria reivindica reajuste que corrige o INPC do período e mais 5% ganho real, piso de ingresso (R$ 1.364,00), auxílio escolar (R$ 401,48), indenização para aposentados, mudança de turno com aviso de 60 dias de antecedência, adicional de insalubridade e quinquênio, dentre outros benefícios.
Segundo presidente do Stia-Toledo, João Moacir Lopes Belino, a CCT se mostra mais favorável em um momento em que os trabalhadores tem seus direitos ameaçados. “O Sindicato vai procurar concretizar as negociações de forma que o trabalhador não tenha prejuízos. Pelo contrário, queremos que ele receba ganho real e seja valorizado como várias outras categorias foram para que se mantenha motivado para o trabalho”, disse o presidente.
João Moacir lembra ainda que os trabalhadores desta unidade ainda não receberam na totalidade o reajuste relativo a 2015/2016 e que esta situação está sendo tratada na justiça, mesmo caminho adotado por outros sindicatos que possuem a empresa na base. “Nós negociamos ganhos e não perdas para os trabalhadores. Portanto, nosso Sindicato nunca vai aceitar reajustes por imposição. Queremos algo seja bom para toda a categoria”, explica o presidente.
PRÊMIOS
Como tradicionalmente acontece em Assembleias, o Sindicato sorteia brindes aos trabalhadores que comparecem. Neste domingo, pelo menos 60 deles voltaram para casa com alguma lembrança que foi entregue pelos diversos diretores que auxiliaram na realização da Assembleia.
Da Assessoria