Teve início nesta segunda-feira (03) a primeira Semana Acadêmica do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Foz do Iguaçu. A programação oficial do evento na data desta terça-feira (04) foi destinada para uma visita técnica nas dependências da Cozinha Social de Toledo. Segundo os organizadores, a escolha foi em função de ser a experiência mais bem sucedida da região em segurança alimentar promovida pelo Poder Público.
“Ficamos muito felizes em poder trazer nossos alunos para conhecer um pouco sobre o projeto da Cozinha Social. É uma oportunidade valiosa e que certamente irá contribuir para o conhecimento prático para os alunos de Drusa. A escolha partiu de sugestões dos próprios acadêmicos que já conheciam o trabalho e queriam aperfeiçoar a experiência prática, já que tem tudo a ver com o que discutimos em sala de aula como, por exemplo o Programa de Aquisição de Alimentos, entre outras políticas públicas relacionadas a segurança alimentar”, explicou a docente Valkíria Fabiana da Silva.
A professora de Extensão Rural, Paula Vergili Pérez, destacou ainda que essa atividade prática já na primeira Semana Acadêmica “representa um marco para o Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Esse dia de campo num local próximo faz parte da programação, mas ficamos espantados com o que vimos, superou todas as expectativas. Eu não pensava que era tão grandioso e organizado desta forma. É uma ideia tão óbvia que está gerando emprego, renda e oportunidades tanto para o campo, quanto para a cidade”, enalteceu.
Os acadêmicos e professores da Unila foram recepcionados pelo secretário de Administração de Toledo, Nélvio José Hubner, que deu as boas vindas aos participantes da Semana Acadêmica e pela equipe da Cozinha Social (CS). O diretor da Cozinha Social, Luiz Carlos Bazei, apresentou a equipe de nutricionistas, falou sobre o surgimento e organização da CS, respondeu questionamentos dos participantes e depois realizou a visita técnica.
Entre os assuntos abordados pelas nutricionistas, foi ressaltado o trabalho de conscientização das pessoas para que estejam preparadas para receber um alimento saudável. Falaram do cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos produzidos. Alguns membros da equipe da produção também foram apresentados, a pedido dos acadêmicos, que em homenagem pelo trabalho realizado aplaudiram com efervescência.
O acadêmico Leandro Borges Alves elogiou o trabalho desenvolvido em Toledo pela Cozinha Social e o quanto significou essa visita. “Primeiro visualizar o que o projeto pode proporcionar para o desenvolvimento local. Entender como consegue se bancar e como consegue gestionar todo o processo. Esse é um marco no debate para segurança alimentar que podemos levar para Foz do Iguaçu, tanto para o público universitário, quanto para o público popular”, avaliou.
O curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar da Unila conta com aproximadamente 90 alunos. Entre eles acadêmicos do Brasil, Haiti, Cuba, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador. A Semana Acadêmica da Drusa segue com sua programação até essa quarta-feira (05) na sede da universidade em Foz do Iguaçu.