Artesanato é sinônimo de criatividade. O artista anda na rua e imagina que pode fazer um trabalho inimaginável com coisas simples. Bonecos, chinelos, crochês, tricôs, almofadas, bolsas, luminárias, tapetes e até mesmo produtos natalinos. Para promover a cultura do artesanato, no próximo sábado (08) será realizada na Praça Willy Barth, a 1ª Feira de Incentivo ao Artesanato e Trabalhos Manuais de Toledo. A ação terá início às 9h e segue até às 13h.
O objetivo é mostrar os produtos e chamar a atenção tanto da população quanto dos artesãos. A ideia surgiu a partir da união e o crescimento da procura pelo artesanato. “Um grupo de feirantes participa da feirinha de trabalhos artesanais no Parque Ecológico Diva Paim Barth, aos domingos. Assim, decidimos fazer a feira e mostrar nossos produtos á comunidade”, disse a coordenadora da feira, Silvana Martines.
“Esta primeira edição é um chamarisco para divulgar a qualidade e a capacidade dos artesãos e seus produtos. No futuro a intenção é formarmos uma cooperativa”, falou Silvana. A feira ainda contará com orquídeas e artesanato de madeira e a proposta é que seja realizada uma vez por mês.
A artesã, Maria Terezinha Puehler, era professora e fazia artesanato apenas nas horas vagas. Para ela, a chave fundamental do artesanato é a persistência. “Se não deu certo da primeira vez, tenta de novo. Com o tempo você terá o retorno. É algo que ocorre progressivamente. Primeiro é só um cartão postal. Depois vêm as vendas”, relatou.
No caso de Ângela Barros, o artesanato foi um remédio. Há três anos o trabalho a curou da depressão. “Uma verdadeira terapia. Uma mente ocupada é uma mente saudável. Estou há três anos neste meio e não pretendo sair”, contou ela.
O evento é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, a Sala do Empreendedor e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). “Agradecemos à Cultura pelo espaço que oferece aos artesãos, que cede a secretaria para as nossas reuniões e sempre nos chama para estarmos divulgando nossos trabalhos nos eventos promovidos pela pasta”, concluiu a coordenadora da Feira. Silvana ainda agradeceu a Sala do Empreendedor de Toledo e a ACIT, pelo aparato legal.