A produção rural de Toledo vem se destacando cada vez mais. Um exemplo disso são os dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), referente a 2015. A pesquisa traz os dados de toda a produção animal do país. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). O município está entre os 20 maiores produtores do país na produção de suínos para corte, matrizes de suínos, tilápia, frango e leite.
Em relação a suínos, o Paraná e o maior Estado com maior rebanho, sendo que Toledo o principal produtor do Brasil, com um efetivo de 1.242.843 animais, concentrando 3,1% de todo o efetivo. Em relação ao número de porcas criadoras, o Paraná ocupa a segunda colocação na produção e Toledo é o segundo maior plantel, com um total de 55 mil. Já em relação à produção de peixes o destaque ficou com a tilápia. Os dados mostraram que o Paraná tem a segunda colocação e o município é o oitavo no ranking com 5.953 toneladas, de pescado produzido em várias espécies. Sendo que a tilápia aumentou o desempenho do município, que subiu para a 4º colocação do país, com a produção de 5.800 toneladas.
Com a produção de aves o Estado aparece com o maior efetivo de frango e Toledo é a 13º cidade do país com 8.320.864 animais. Por fim na produção de leite o Paraná é o segundo maior produtor e o município ficou na 14º posição, com um volume de leite de 100.667.000 litros ou aproximadamente 275.000 litros por dia.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento José Augusto de Souza, esses resultados representam cinco medalhas de ouro para a cidade. “A gente se sente extremamente honrado com relação a está publicação, principalmente em relação aos suínos, sendo que o município é o maior produtor de suínos nacional”. O secretário comentou que está atividade teve um salto significativo nos três últimos anos. Onde se tornou uma grande produtora de renda e empregabilidade. “Nos praticamente tripicamos a produção que em 2012 era de 438.990 cabeças abatidas para 1. 242.843 cabeças abatidas em 2015”.
José Augusto ainda explicou que a Prefeitura disponibiliza horas máquinas para a instalação de unidades de produção de suínos, além de dar apoio de esterqueira e o revestimento com cascalhamento no entorno do chiqueirão, na área de carregamento e de acesso à propriedade.
Toledo também é destaque na produção de leite, ocupando a 13º colocação nacional. A prefeitura oferece suporte com horas máquinas para a implantação de estrebarias e construção de esterqueiras. Além disso, existe o suporte aos codomínios de inseminação, onde cerca 450 produtores recebem 12 mil doses de sêmen por ano para melhoria genética do rebanho leiteiro visando o aumento da produção, bem como o abastecimento mensal com nitrogênio para mais de 100. 000 botijão de sêmen de produtores locais. Segundo o secretário além de se produzir para cidade, o município é um grande exportador de leite. “Temos três empresas no município que são produtoras dos derivados do leite, como iogurte, cremes, manteiga, doce e nata que são reconhecidas na região e nacionalmente também”.
José Augusto comentou que foi uma surpresa a produção de tilápia ter se destacado também em função do volume de pescado produzido em virtude da atividade economicamente local e pelo fato também de não haver muitas aéreas disponíveis para o desenvolvimento da atividade. “O município apoia também a piscicultura na questão de horas máquinas para a construção e reforma de açudes e começamos este ano o atendimento aos produtores e pretendemos até setembro do ano que vem oferecer apoio a 30 produtores conforme cadastramento realizado na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, finalizou o secretário.
Destaque Nacional
1º Lugar na produção de suínos 1.242.843 animais
2º Lugar matrizes suínos 55.000 animais
4º Lugar produção de tilápia 5.800 toneladas
8º Lugar em produção de peixes 5.953 toneladas
13º Lugar em plantel de frangos 8.320.864 animais
14º Lugar 100.667.000 litros