A Prefeitura de Toledo definiu o local da próxima edição do Ecoponto Itinerante. Em reunião realizada na quarta-feira (05) ficou acordado com a Secretaria do Meio Ambiente que o trabalho acontecerá no Jardim Coopagro, na sexta-feira (14), nas proximidades do Restaurante Popular, em terreno ao lado do campo de grama sintética da comunidade.
Serão recolhidos materiais inservíveis e resíduos volumosos como geladeiras, fogões, móveis velhos e demais materiais que acumulam água ou sirvam de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, responsável pela proliferação da Febre Chikungunya, Dengue e Zika Vírus e outros tipos transmissores de doenças.
Desde o início da ação, o Ecoponto já recolheu aproximadamente 2 mil toneladas de materiais. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockenbach, o programa evita a poluição das sangas e outros espaços, como passeios públicos. Ele ainda ressaltou que moradores de outros bairros, caso queiram, podem levar seus materiais até o local de coleta no dia. “É preciso que todos se mobilizem e façam a sua parte”.
Edemar ainda disse que com a chegada do verão, o programa será mais intenso para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “O Ecoponto Itinerante foi uma das iniciativas que reduziu significavelmente os índices do mosquito da dengue”, afirmou. O supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, ressaltou a importância do Ecoponto. Segundo ele, Toledo conta com dois casos de dengue e a principal forma de combate é a limpeza dos quintais. “A doença só podem ser evitada a partir da conscientização das pessoas. É necessária a colaboração de toda a população, com dez minutos semanais nós podemos manter nossas casas livres do mosquito”, frisou.