O PCdoB de Toledo conquistou uma marca histórica nas últimas eleições municipais deste ano, conquistando pela primeira vez uma cadeira na Câmara Municipal. E mais do que isso, a primeira vereadora eleita pelo partido - Marli Gonçalves Costa – foi a segunda mais votada no pleito, totalizando 2032 votos. Marli concorreu pela coligação PC do B / PDT/PMDB.
Na opinião da presidente do PCdoB, Caroline Recalcatti o resultado das eleições que culminou no fortalecimento da participação feminina no Poder Legislativo é fruto de um processo de amadurecimento e também de formação de novas lideranças femininas que vem mostrando que a mulher no espaço político faz a diferença. “Atualmente percebemos que a mulher tem se empoderado em diversos espaços públicos, e esfera política é apenas mais um lugar no qual a voz feminina precisa ecoar para lutar pela defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãos. É necessário posicionar que a presença feminina na Câmara será um marco dessa legislatura, pois temos a convicção que nossa vereadora dará visibilidade a pautas importantes no que se refere às questões sociais e de garantia de direitos e de políticas públicas”, frisou Caroline Recalcatti. O município de Toledo/Paraná contará pela primeira vez na história da legislatura da sua Câmara Municipal com quatro vereadoras na próxima legislatura, o que demonstrou a força feminina nas urnas.
A vereadora do PCdoB, Marli Gonçalves Costa, enalteceu o apoio recebido por diversas lideranças de vários segmentos, sobretudo, do setor esportivo no qual ela atuou na gestão do prefeito Beto Lunitti como secretária municipal de Esportes e Lazer. “Eleger-se pelo PCdoB como a primeira vereadora que ocupa uma cadeira no Legislativo para defender os ideais do partido foi uma grande conquista para nós. E representar a população de Toledo dentro da Câmara - nesse momento tão especial no qual teremos quatro vereadoras - para mim é uma missão de grande responsabilidade que honrarei”, disse Marli que frisou ainda que acredita que a função de vereadora se colocará como um grande espaço para diálogo com a população, mas também do dever de fiscalizar o Poder Executivo, bem como a manutenção de políticas públicas na área do Esporte e Lazer, Cultura, e Assistência Social e Proteção à Família, por exemplo, que têm papel fundamental na garantia de direitos das pessoas”, destacou Marli. A vereadora destacou ainda que o seu mandato será construído coletivamente, assim como foi da sua candidatura, portanto exercerá sua função como agente de fiscalização no uso do recurso público e também de legisladora para que se estabeleçam marcos legais para nortear a política pública implementada no município de Toledo na defesa das questões sociais.
Trajetória
Marli Gonçalves Costa tornou-se professora já no ensino médio. A opção por cursar "Magistério" já a introduziu no meio pedagógico, de onde nunca saiu. Formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Atuou em praticamente todas as áreas possíveis da educação. Logo após formar-se em Magistério, pelo Ensino Médio atuou no antigo Ensino Maternal, na Fundação Educacional de Toledo – Funet - em seguida passou no concurso público para professora do ensino fundamental, assumindo vaga na escola Municipal Henrique Brod, no Jardim Panorama. Lá, trabalhou em sala com as 3as, e 4as séries do primário. Em seguida, após passar novamente em concurso público, assumiu a disciplina de Educação Física na Escola Municipal Alberto Santos Dumont. Daí veio o convite, pelo então prefeito municipal Albino Corazza Neto para assumir a coordenação da área pedagógica de Educação Física, dentro da SMED. Além de atuar na rede municipal, também atua desde os anos 80 na rede estadual como professora, na modalidade de basquetebol por dez anos.
Em janeiro de 2013, a professora Marli Gonçalves Costa assume a Secretaria de Esportes e Lazer. Fato inédito em toda a história do município de Toledo, pois a professora é a primeira mulher e a primeira profissional de Educação Física a assumir a secretaria. Funcionária pública municipal desde 1988, Marli deu outra visão de política pública de esportes e lazer no município. Como secretária de Esportes revolucionou as políticas públicas neste setor, ampliando o acesso, as modalidades oferecidas e a valorização dos profissionais de educação física. Diversos programas implementados em sua gestão de forma inédita foram reconhecidos nacionalmente, entre eles o Programa Idoso em Movimento que recebeu prêmio nacional. O trabalho desenvolvido foi reconhecido também pelo Conselho Federal de Educação Física que reconheceu a amplitude da política pública de esporte e lazer implementada por sua gestão.
Da Assessoria