Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

ECONOMIA

Secretaria de Fazenda alerta contribuintes sobre quitação de débitos com o município

Dívidas de anos anteriores podem ser reparceladas ou parceladas em até 60 vezes

18/10/2016 - 17:45


A Secretaria da Fazenda emitiu um alerta para população toledana realizar a quitação, parcelamento ou reparcelamento das dívidas referentes a 2016 ou anos anteriores. O contribuinte deve dar um parecer até o dia 30 de dezembro. Caso contrário os débitos serão inscrita em dívida ativa, acarretando juros de 1% ao mês, multa de 2% até o dia 16 de todo o mês referente. Após esse dia acontece uma correção por inflação de 5%.

O diretor da Fazenda, Jaldir Anholeto, comentou que a inadimplência no município está em torno de 25%. O carro chefe é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Quando inscrito na dívida ativa, além da elevação de valores na execução fiscal o contribuinte pode perder o imóvel”. Jaldir ainda acrescentou que o município oferece o parcelamento e o reparcelamento da divida. “Então não há justificativa para deixar uma dívida vencida”, informou.

Para os devedores do IPTU, por exemplo, é aplicada uma multa de 5%, juntamente com a inflação do exercício de 2016 que pode gerar um acréscimo de 8%. Sobre a possibilidade de reparcelamento, o sistema só vale para as dívidas anteriores a 2016. “As dívidas do ano corrente, no caso 2016, devem ser quitadas. Dos anos anteriores existe a possibilidade de reparcelar em até 60 vezes”.

Jaldir também acrescentou que estes recursos oriundos do pagamento de impostos são aplicados em saúde, educação e demais serviços oferecidos pelo município. “Temos um planejamento voltado ao montante a ser arrecadado. Quando esta meta não é alcançada, existe a dificuldade para continuidade dos serviços”, explicou.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px