Descartar de forma correta um medicamento vencido ou em desuso já é realidade em algumas farmácias de Toledo. Por meio do projeto de Descarte Consciente de Medicamentos, desenvolvido pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi desde 2014, os consumidores podem descartar de maneira adequada pomadas, comprimidos, líquidos, sprays, caixas e bulas de medicamentos em coletores que foram instalados em nove pontos específicos na cidade. Não é permitido descartar agulhas, seringas ou outros materiais perfurocortantes.
As caixas coletoras são descartáveis e feitas em papelão, identificadas com a logomarca da Prati-Donaduzzi, para facilitar o acesso ao público. “Elaboramos esse projeto porque a maioria da população não sabe do risco que traz descartar medicamentos no lixo comum ou em outros lugares. Isso pode causar sérios dados para as pessoas e ao meio ambiente. Por meio desse projeto piloto incentivamos as pessoas a descartarem de forma consciente os medicamentos em coletores específicos para esse fim”, explica a técnica ambiental da Prati-Donaduzzi, Faneza de Oliveira.
O projeto de Logística Reversa de Medicamentos prevê que fabricantes e detentores de registro são os responsáveis pela divulgação, treinamento dos funcionários onde estão localizados os pontos de coleta, transporte e incineração dos materiais coletados. Uma empresa terceirizada faz a coleta dos resíduos nos pontos fixos uma vez ao mês. “Desde o início do projeto já foram incinerados mais de 350 quilos de medicamentos vencidos e em desuso no município de Toledo”, destaca Faneza.
Pontos de coleta
Os medicamentos vencidos ou em desuso podem ser descartados em farmácias parceiras do projeto, localizadas nos bairros: Centro, Jardim Porto Alegre, Jardim Gisela, Jardim Panorama e Jardim Coopagro.
Um dos primeiros pontos de coleta instalados foi na Farmácia Santo Antônio, no Jardim Coopagro. Segundo a farmacêutica Veridiana Lazarin, muitos consumidores já separam os medicamentos em casa e levam para descartar no coletor. “As pessoas aceitaram muito bem a ideia e já criaram o hábito de descartar os medicamentos aqui na farmácia. Além disso, orientamos ainda quem não conhece o projeto para que criem consciência e passem a fazer o descarte no coletor”, frisa.
Descarte Inteligente
A Prati-Donaduzzi é uma das quatro empresas do Paraná que integram o projeto Descarte Inteligente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O projeto pioneiro no país prevê a instalação de pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso em farmácias de Curitiba, Colombo e Toledo.
A logística reversa de medicamentos é fruto da lei federal n° 12.305/2010 e Decreto n° 7.404/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), e da Lei Estadual n° 17.211/2012, Decreto 9.213/2013 (Responsabilidade de destinação dos medicamentos em desuso) e Edital de Chamamento n° 01/2012.
As informações contidas nesta mensagem são CONFIDENCIAIS, protegidas pelo sigilo legal e por direitos autorais. A divulgação, distribuição, reprodução ou qualquer outra forma de utilização do teor deste documento depende de autorização do emissor, sujeitando-se o infrator às sanções legais. Caso esta comunicação tenha sido recebida por engano, favor avisar imediatamente, respondendo esta mensagem.
AMBIENTE
Farmácias de Toledo são parceiras do projeto Descarte Consciente de Medicamentos da Prati-Donaduzzi
Os medicamentos vencidos ou em desuso podem ser descartados em farmácias parceiras do projeto
Últimas notícias
- 1Com aumento de 8,7% na pecuária, Paraná tem 9 cidades entre as maiores produtoras do Brasil
- 2Sicredi é eleito Melhor Financiador para Mulheres Empreendedoras das Américas no Global SME Finance Awards 2025
- 316ª Semana Farroupilha e 4º Fesfat têm abertura oficial em Toledo
- 4Cesta básica de Toledo registra quarta queda consecutiva, mas ainda acumula alta no ano
- 5Valor 1000 reconhece o Sicredi entre as 100 maiores instituições financeiras do país