Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

SAÚDE

Estúdios irregulares de tatuagem preocupam Secretária de Saúde

Em caso de dúvida é possível entrar em contato com a Vigilância em Saúde do município pelo telefone (45) 3252-2717 e 3252-9892.

09/11/2016 - 09:24


A tatuagem, arte de gravar na pele por meio de pigmentos coloridos surgiu a cerca de três mil anos e já teve diversas simbologias, entre eles religiosa, identidade social ou outras motivações. Nos dias atuais ela se tornou algo de fácil acesso e símbolo de expressão de arte no corpo. A grande procura por esse tipo de serviço faz com que surjam diversos estabelecimentos e estúdios de tatuagem irregulares.

O aumento destas situações em desconformidade com as legislações sanitárias e de funcionamento esconde um grande problema: a transmissão e contaminação de doenças através de agulhas e aparelhos mal esterilizados. A mais comum entre elas é a Hepatite B, transmitida através do sangue e também por fluidos corpóreos como transpiração, feridas, sêmen, secreções e saliva de pessoas portadoras do vírus. Este tipo de hepatite pode se tornar crônica e se transformar em cirrose ou câncer.

Se o equipamento utilizado para criar a tatuagem está contaminado com sangue infectado, existe a possibilidade de contrair, além da hepatite, outras doenças como a hepatite C, tétano e HIV – o vírus causador da AIDS. Existe também o risco de ter infecções e alergias na pele que provocam vermelhidão, inchaço, dor e pus após uma tatuagem realizada em local sem controle sanitário.

Os estabelecimentos de tatuagem e colocação de ‘piercing’ devem estar devidamente registrados no Departamento de Receita, em Toledo, e atualmente apenas seis estúdios tem o alvará de funcionamento. De acordo com a enfermeira da Vigilância Sanitária, Assione Vergani, são realizadas inspeções nos locais onde existe denúncia de irregularidades. “A fiscalização nesses estúdios clandestinos se dá pelas denúncias feitas através da Ouvidoria do município, e nesses locais são encontradas condições insalubres e nocivas à saúde daqueles que são expostos a esses equipamentos”.

Assione ainda destacou os riscos. “É um problema sério de saúde pública. A Hepatite é mais fácil de ser contraída que a AIDS e os sintomas e o tratamento são tão agressivos quanto. Vale o alerta e a preocupação do cliente”, disse Assione orientando que antes de fazer uma tatuagem a pessoa deve averiguar se o estúdio possui essa licença e obedece a essas recomendações. A enfermeira também informou que a multa para quem for denunciado atuando irregularmente é de R$ 539,00 e interdição do estabelecimento.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px