Na quinta-feira (22) o prefeito Beto Lunittu anunciou o pagamento do vale alimentação dos servidores públicos municipais. O valor está disponível já nesta sexta-feira (23). O pagamento havia sido suspenso de forma cautelar pelo município.
O vale alimentação atenderá mais de 2900 servidores municipais e vai injetar na economia local R$ 1.237.167,80. Segundo o secretário de Fazenda, Neuroci Frizzo, com a melhoria das receitas, além das exonerações de cargos em comissão e outras medidas adotadas, foi possível confirmar o pagamento. “Nós adotamos todas as medidas possíveis para equilibrar as receitas e despesas por causa da frustração da arrecadação nos meses de setembro e outubro. Como houve uma melhora no quadro geral da economia nós encaminhamos o pagamento do vale”.
Para o representante do SerToledo, Rogério de Lima, o anúncio veio em excelente hora. “Estamos nas vésperas do Natal e os servidores terão um incremento na sua renda. Será muito bem vindo”.
Os trabalhadores receberão o correspondente a diferença do mês de novembro somado ao valor referente ao mês de dezembro, totalizando aproximadamente R$ 430,00. “É preciso lembrar que este pagamento também segue as regras do vale alimentação, entre elas a assiduidade. Quem tiver faltas, atestados ou gozou férias, por exemplo, vai receber proporcionalmente aos dias trabalhados”, explicou a secretária de Recursos Humanos, Marines Bettega.
O prefeito Beto Luitti disse que a adminsitração nunca teve a intenção de prejudicar os servidores."Porém devido à Lei de Responsabilidade Fiscal, que nos imputa obrigações, foi preciso tomar uma decisão impopular”. Beto ainda acrescentou que os servidores buscaram os meios legais para garantir o recebimento, porém a Prefeitura só pode pagar graças às ações de gestão desenvolvidas pelo governo. “Mesmo com a determinação, senão houvesse dinheiro seria impossível realizar o pagamento”.