Como parte do processo de entendimento entre sindicato/empresa, uma reunião na manhã desta quinta-feira, 5, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Toledo e Região (STIA) serviu para que a diretoria sindical que atua no setor avícola da indústria apresentasse algumas reivindicações para o representante da empresa.
Segundo João Moacir Lopes Belino, presidente do Sindicato, a pauta teve vários assuntos que já vinham sendo discutidos internamente com a diretoria do Sindicato, mas que precisavam ser levados a diretoria da empresa para que os ajustes aconteçam. “Há algum tempo não fazíamos reuniões nesse sentido (com a empresa), mas avaliamos de forma positiva, pois queremos ampliar a participação do trabalhador e buscar que seus pedidos sejam atendidos. Também faremos reuniões com outros setores do frigorífico, explicou João Belino.
Além das reivindicações para o setor, também foi discutida uma troca de trabalho. Segundo proposta da empresa, os trabalhadores trabalhariam no sábado, 14, e folgariam na sexta-feira, 20 de janeiro, ganhando um feriado prolongado para que algumas máquinas consideradas essenciais no funcionamento da indústria passem por manutenção.
Como acontece de praxe, toda troca de trabalho precisa ter a aprovação dos trabalhadores e para tanto, o pedido será votado em assembleia que deve acontecer nos próximos dias. “O trabalhador vai avaliar o que é melhor para ele e a decisão da maioria será acatada”, explicou João Moacir.
Negociações
Mesmo que a renovação do Acordo Coletivo 2015/2016 esteja tramitando no Ministério Público do Trabalho (Ação que pede cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)), o Sindicato informou que está de portas abertas para as futuras negociações.
Segundo o presidente João Moacir, a database para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017 fechou no mês de novembro de 2016 com INPC de 8,5%, porém ainda não houveram reuniões de negociações entre empresa e Sindicato.
“O Sindicato sempre vai estar de portas abertas para discutir os interesses dos trabalhadores principalmente em se tratando deste direito que é o seu reajuste salarial. Estamos aguardando uma manifestação da empresa”, disse o presidente.