Uma equipe do escritório regional da Companhia de Habitação do Paraná, comandada pelo coordenador regional, Severino Folador, esteve em Toledo para expor seus programas habitacionais existentes e colocar a estrutura do estado à disposição do município, além de detalhar alguns programas habitacionais existentes em Toledo. Cohapar colocou-se a disposição do município e informou que poderão ser feitas ações conjuntas programadas com o intuito de treinar profissionais, se necessário.
Um dos primeiros passos será a atualização dos cadastros multuários, que deveráconter detalhes sobre a formação das famílias, idade, número de filhos,deficientes e outras questões com enquadramento diferenciado nos programas habitacionais. " A companhia tem a possibilidade de fornecer todos os projetos visando a urbanização das áreas, que devem ser cedidas pelo município, e possuem programas habitacionais para diferentes faixas de renda, integrantes de cooperativas, entre outros programas", explicou o coordenador regional,Severino Folador.
Ele alertou também para a necessidade de atualização do cadastro de casas de interesse social. A solicitação já tinha sido feita à administração anterior, há mais de um ano, mas os dados não foram repassados. “É importante que este cadastro seja atualizado imediatamente, pois se o governo federal abrir algum edital neste sentido o município poderá ficar de fora, pois não tem os dados atualizados” alertou.
Outra preocupação da Cohapar é de que os conjuntos habitacionais sejam construídos intercalando casas de três padrões de tamanho e também contenham áreas disponíveis para lazer entre outras estruturas. O município deverá identificar a demanda de mutuários e áreas disponíveis, visando o encaminhamento dos processos para a execução de projetos habitacionais.
O prefeito Lucio deMarchi destacou que a construção de casas habitacionais é uma das prioridades da administração municipal e que a prefeitura de Toledo não medirá esforços e disponibilizará áreas para a construção de novos conjuntos em parceria com o estado e com o governo federal. "A equipe responsável por este setor está entrosada e vai encaminhar os procedimentos necessários para que novos conjuntos habitacionais sejam iniciados o mais rápido possível",comentou.