Foram apresentados nesta sexta-feira, 13, durante reunião com integrantes da Secretaria de Saúde, os dados relacionados a pasta, levantados em cada setor. A reunião foi realizada no período da manhã, no auditório Acary de Oliveira. Foram repassadas informações sobre o funcionamento das unidades básicas de saúde, Estratégia Saúde da Família, número de consultas por médicos, área de abrangência do sistema de saúde, entre outros dados. Nos próximos dias uma nova reunião técnica será realizada para a discussão da análise dos dados que foram agora levantados.
De acordo com o secretário de Saúde, Thiago Daross Stefanello, a reunião teve o objetivo de apresentar os índices de produtividade. “Apresentamos aos enfermeiros uma parte do diagnóstico e das ideias que queremos desenvolver nos próximos meses. A reunião tem o objetivo humano de aproximação desses profissionais que trabalham diariamente com pessoas, profissionais essenciais ao funcionamento da saúde” explicou o secretário.
Dentre os assuntos abordados na reunião estavam o teste seletivo para Agente de Combate às Endemias, no dia 22 de janeiro. “Esse processo seletivo pretende sanar a necessidade de profissionais da saúde que realizam essa fiscalização, que realizam levantamentos e nos proporcionam segurança na hora de agir quanto aos possíveis problemas voltados à saúde da comunidade”, finalizou Thiago.
Uopecan
A gerente de serviços da saúde da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopecan) da unidade de Cascavel, Gladys Mari Rodrigues, participou da reunião e aproveitou o momento para reforçar a parceria da Uopecan com o município de Toledo. “Estamos de portas abertas para atender as necessidades do município e os profissionais da saúde de Toledo já estão aptos a realizar essa orientação para sejam encaminhados casos que possam ser atendidos pela unidade de cascavel. Tudo começa pelos enfermeiros, dentro das UBS’s”, explicou Gladys aos profissionais.
A previsão de investimentos nas unidades e a importância dos profissionais de enfermagem foram citadas pela gerente. “A Uopecan pretende investir muito na Ginecologia Oncológica”, afirmou. Gladys mencionou também a importância da valorização dos profissionais da saúde, com carinho especial para a área de enfermagem. “Recentemente li o depoimento de um paciente que passou o natal no hospital. Ele descreveu que até então não havia reparado na dedicação que as enfermeiras sempre trabalham e nesse dia específico, como elas estavam trabalhando normamente, com dedicação total e carinho para com os pacientes. É a partir dessa percepção que os processos tornam-se mais humanos”, comentou.
O médico Fernando Pedrotti também esteve presente na reunião e salientou a possibilidade de atendimento na unidade da Uopecan de Umuarama. “Muitos pacientes viajam para Curitiba, a 540 quilômetros de distância, para realizar exames que estão disponíveis em Umuarama, a 130 quilômetros de Toledo, 25% do trajeto que é percorrido para ir à capital do estado”, explicou Fernando.