Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TOLEDO

Hospital Regional deve ser transformado em hospital universitário

Ministro da Saúde realizou um encontro com prefeitos e gestores de saúde em Toledo e propôs a alternativa de funcionamento do Hospital

26/01/2017 - 14:06


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, avaliou na terça-feira (24) em Toledo que a melhor alternativa para colocar em funcionamento o hospital Regional é de que ele seja transformado em hospital universitário para atender o curso de medicina da Universidade Federal do Paraná. A proposta é que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Eberserh),  criada pelo governo federal para a administração de hospitais universitários, assuma o processo, a partir de decisão do Ministério da Educação. O ministro veio a Toledo para uma agenda com prefeitos, secretários municipais e demais lideranças da área de saúde para uma apresentação das políticas públicas federais na área de saúde.

O ministro fez uma prestação de contas dos primeiros 200 dias a frente da pasta e informou que o governo federal liberou R$ 59,5 milhões em recursos para a região na área de saúde. Os recursos correspondem a emendas parlamentares e serviços hospitalares e ambulatórias  que estavam funcionando sem a contrapartida federal. Ao todo são 18 serviços distribuídos em 9 municípios, entre eles Toledo. Na área destacam-se em Toledo a habilitação da região a macro-oeste, o que permitiu o repasse de mais recursos ao Hospital Bom Jesus, e a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker.

Conforme Ricardo Barros a proposta de gestão do Hospital Regional já foi encaminhada à diretoria da Ebeserh, que deverá se manifestar nos próximos dias. “Temos cobrado uma resposta da Ebeserh com insistência, pedindo que o Ministério da Educação transforme o hospital em hospital escola, o que seria a melhor solução para o funcionamento do Hospital Regional em Toledo, transformando em hospital universitário. O orçamento da pasta ainda não está disponível e assim que sair o decreto de contingenciamento eles poderão nos responder”, frisou Barros.

Casa de noticias 550x250p
550x250px