Em uma cerimônia realizada na quinta-feira (26), no auditório Acary de Oliveira, foram assinados os termos de colaboração entre o município e as entidades assistenciais de Toledo. O termo representa um compromisso conjunto na execução de serviços socioassistenciais de produção social básica, proteção especial de média e alta complexidade nos territórios do município no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O valor aproximado dividido entre as entidades é de R$ 1,5 milhão.
As instituições beneficiadas foram a Associação Promocional e Assistencial de Toledo (APA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), Associação de Pais, Amigos e Deficientes Auditivos e Surdos (APADA), Centro Comunitário e Social Dorcas, Unidade do Jardim Coopagro e Vila Pioneiro, Centro Assistencial da Diocese de Toledo, conhecido como Casa de Maria, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions e Ação Social São Vicente de Paulo.
“O recurso para as entidades vai apoiar no desenvolvimento das atividades assistenciais considerando a relevância do trabalho desenvolvido por elas em nosso município. O valor será repassado a cada dois meses. Reconhecemos o trabalho das entidades socioassistenciais, tanto na esfera da criança, do adolescente, quanto ao atendimento de média e alta complexidade aos idosos realizados pelas entidades,” explicou a secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso.
Segundo o prefeito Lucio de Marchi, as entidades assistenciais tem papel fundamental em Toledo. “Não vemos crianças nas ruas e isso muda a imagem de uma cidade. Diversas entidades como as beneficiadas já orientaram muitas crianças. Na medida em que a economia melhorar, o diálogo será ampliado e a possibilidade de melhoria no valor do repasse será analisada”, finalizou Lucio.