Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EDUCAÇÃO

Professores voltam às aulas com aumento de hora atividade

Professores de escolas e centros municipais de educação infantil, divididos em dois horários, foram recebidos em evento no Teatro Municipal, na volta às aulas em Toledo

01/02/2017 - 16:52


A hora atividade será ampliada para sete horas semanais, uma hora a mais do que vinha sendo concedido. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) aos professores da rede municipal de ensino, que voltaram às atividades, marcando o início do ano letivo. Com os alunos, as atividades começam no dia 7 de fevereiro. Antes, professores de escolas e CMEI's voltam para os seus locais de trabalho e terão a semana para preparar as atividades e planejar ações para o ano letivo que se inicia. Todos os professores, divididos em dois turnos participaram de solenidade no Teatro Municipal de Toledo.

O prefeito Lucio  de Marchi destacou que o aumento da hora atividade faz parte de um processo que visa atingir a meta de 33 % em hora atividade e estender gradativamente para os professores dos centros municipais de educação infantil. “Sabemos da importância da hora atividade para todos os professores, incluindo os dos cmeis, que ainda não são contemplados, mas este é um nó difícil de desatar. Estamos passando de seis para sete horas semanais de hora atividade para os professores e estudando o benefício também para os professores dos cmeis”, acrescentou a secretária de Educação, Janice Salvador.

Ela também afirmou que a compensação de horas em eventos caracterizados como sendo pedagógicos e previstos no calendário escolar será mantida, assim como parcerias com Sesc, Prati, Sicoob e Itaipu Binacional para ações conjuntas. Serão mantidas também as parcerias como com a Secretaria de Segurança e Trânsito, com o projeto Educa Trânsito, e a Polícia Militar, através do Proerd. “São ações já incorporadas e aprovadas pelas escolas e não tem porque alterar”, observou.

Aos professores, o prefeito Lucio informou que como gestor público precisa adotar medidas de contenção, visando equilibrar as contas da prefeitura, especialmente o limite de gastos com pessoal, que está em 53,45 das receitas correntes livres. Para isso, informou ele, foram adotadas diversas medidas, entre elas a suspensão de horas extras, mantendo excepcionalmente algumas na saúde, corte de funções gratificadas, sendo mantidas somente as previstas em lei, como é o caso dos diretores de escolas e coordenadores de cmeis. A administração também pretende reduzir despesas com o não pagamento de férias indenizatórias (elas deverão ser gozadas durante o exercício),  diárias, gastos com energia elétrica, luz e telefone, revisão de contratos com terceirizados e pagamentos à vista em busca de preços melhores. A previsão do município, adiantou Lucio aos professores, é de economizar R$ 7,9 milhões ao ano, investindo estes recursos em outras áreas prioritárias e previstas no plano de governo.

Lucio informou que não tem hoje como conceder aumento real aos funcionários públicos, em função da situação financeira do município, mas que dará a reposição salarial e que já está sendo negociado com o sindicato da categoria um acordo para a compensação de horas bem como a volta do pagamento do vale alimentação.

550x250px
Sem nome %28550 x 250 px%29