O prefeito Lucio de Marchi participou nesta segunda-feira (6) da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal , conforme prevê a Leio Orgânica do Município, e apresentou os dados referentes ao orçamento e despesas do município, bem como o plano de metas para 2017. Lucio reconheceu a importância do Legislativo, que poderá colaborar com os projetos da administração municipal, apresentando sugestões e propostas, que devem ser ater a realidade financeira do município.
Em sua explanação, o prefeito manifestou a sua preocupação com os gastos com pessoal, cujo limite encontrado foi de 54,43 por cento. “Precisamos equilibrar este índice sob pena de sofrer sanções legais, inclusive com o corte de repasses”, disse ele, informando que já estão sendo adotadas medidas que deverão resultar em uma economia de cerca de R$ 8 milhões ao ano. Entre as medidas estão o acúmulo de secretarias, corte de despesas com horas extras e funções gratificadas, não pagamento de férias indenizatórias, revisão de contratos de terceirizados e redução dos gastos com luz, energia elétrica e telefone.
Entre as metas a serem executadas em 2017, os investimentos serão prioritários na saúde e na educação, sem descuidar outras áreas. A atenção especial nos primeiros meses de governo será para a reabertura do Mini-Hospital Jorge Nunes, na Vila Pioneiro. As obras para a reforma do espaço já estão em andamento e a meta é reabrir o Pronto Atendimento nos primeiros 100 dias de administração. O bairro também vai ganhar outros investimentos, transformando o local em um grande complexo de saúde.
O local onde funciona atualmente a Unidade Básica de Saúde será reformado e ampliado para o funcionamento da Central de Especialidades e de Saúde do Trabalhador. Para o local serão transferidos os médicos especialistas, visando o atendimento em um espaço mais amplo e adequado. Também será construído um Centro e Reabilitação e Fisioterapia, junto ao ginásio de esportes Euzébio Garcia, aproveitando a piscina hoje existente para atividades em hidroterapia. No local onde está hoje o módulo policial será construída a nova unidade básica de saúde, que contará com três equipes do Programa Estratégia Saúde da Família, para atendimento básico à população. Paralelamente serão feitos outros investimentos de reurbanização, incluindo a rua Cyro Fernandes do Lago, em frente ao Pronto Atendimento, que ganhará ampliação da pista, calçadas, iluminação baixa e passarelas em paver.
Com 30 mil pessoas na fila de espera para atendimento de consultas especializadas e odontologia, a Secretaria de Saúde vai implantar os programas Corujão da Madrugada e Sorria Toledo para atendimentos especializados. Ainda neste ano, informou Lúcio deverão ser concluídas e entregues novas unidades de saúde e colocado em funcionamento o Hospital Regional. Conforme o prefeito, estão em andamento os processos licitatórios para a compra de equipamentos e as negociações com o estado e a união para definir a gestão do Hospital Regional. Nos próximos dias ele deverá ir a Brasília para verificar com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebeserh) se ela fará a gestão, transformando o Hospital Regional em Hospital Universitário, ou se a responsabilidade ficará a cargo do estado.
Mais investimentos
Na área de educação, os professores da rede municipal de ensino tiveram aumentada a hora atividade, passando para sete semanais, e a meta é ampliar ainda mais e estender para os professores dos centros municipais de educação. A administração pretende concluir três cmeis em obras do Pró-Infância – Jardim da Mata, Careli e Alto da Glória – e acelerar a compra dos equipamentos. Com o Ministério Público, a administração pretende discutir novos critérios para a seleção de crianças, além de agilizar obras em andamento de melhorias e reformas em escolas.
Lucio também destacou a continuidade de projetos em andamento de construção de casas populares e o encaminhamento de novos projetos, a reurbanização de diversas ruas, especialmente as utilizadas para o transporte coletivo, conclusão das obras do Centro de Artes Marciais e do Centro de Iniciação Esportiva no São Francisco, conclusão de reurbanização das ruas Saturno, Pedro Álvares Cabral, Raimundo Leonardi, Maripá e Atílio Fontana, construção da ciclovia na rua Cerro Corá, entre a Parigot de Souza e a Carlos Barbosa, inicio da primeira célula do aterro sanitário, reforma da central de triagem, do sistema de biogás do aterro sanitário, além da compra de novos equipamentos e máquinas para a renovação da frota do município, entre outros projetos.
Mesmo com a atual situação financeira, explicou Lucio, a administração vai conceder aos servidores a reposição das perdas salariais e ainda neste mês deverá ser encaminhado o processo para a concessão do valke alimentação, que ficará no mesmo valor de R$ 300,00.