Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

TRÂNSITO

Radares de trânsito são aferidos pelo Inmetro

Ação atende resolução do Contran, que obriga aferição anual dos equipamentos

21/02/2017 - 17:14


Não é blitz. Muitos condutores de veículos que passaram pela Avenida Atílio Fontana na manhã desta terça-feira (21) ficaram preocupados quando avistaram a quantidade de cones e viaturas da Guarda Municipal na via. Uma das pistas da avenida foi utilizada para aferir uma das câmeras do radar, inativada para manutenção desde o ano passado, e o radar tático portátil, utilizados para monitorar o excesso de velocidade nas vias de Toledo.

O diretor do Departamento de Trânsito e Rodoviário, Jorge Pereira Machado Filho, explicou que, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, é obrigatório fazer esse tipo de procedimento a cada 12 meses. “O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece que o Inmetro faça a aferição dos equipamentos. Como nós tínhamos uma das câmeras que passou por manutenção o ano passado, para que as infrações possam ser validadas, precisávamos desta vistoria do Inmetro”, informou.

Para que o instituto valide cada radar, os técnicos passam com um veículo por diversas vezes e conferem a velocidade apontada no radar com a velocidade registrada no veículo do Inmetro. A margem de erro deve ser inferior a cinco quilômetros por hora. Em alguns dias é emitido um laudo com o resultado oficial, permitindo que as autuações sejam realizadas.

Diariamente, cerca de 90 infrações por excesso de velocidade são registradas nos pontos de monitoramento fixos da Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo. Com o radar estático portátil esse número é de aproximadamente 70 infrações por dia.

“Nós estamos investindo em melhorias no sistema de trânsito do município para proporcionar maior fluidez nas vias públicas. Mas é importante que os condutores ajam com prudência e consciência. Ninguém é multado por seguir as leis de trânsito”, alerta Pereira.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px