A paratleta Cintya Oliveira, beneficiária do Programa Bolsa Atleta Internacional do Governo Federal, retornou a Toledo nesta terça-feira, 7, depois de participar no fim de semana, no Clube Pinheiros, em São Paulo, da etapa de abertura do Nacional de Parabadminton.
Antes de retomar os treinamentos na próxima quinta-feira,9, a jovem promessa nacional precisará passar por avaliação de equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, médico, psicólogo e nutricionista. Essa avaliação, segundo o técnico Fábio Bento é de rotina e normalmente acontece depois de uma competição que exige bastante do paratleta como foi a abertura do calendário nacional.
Cintya Oliveira, que foi a primeira mulher a conquistar uma medalha em Mundiais de Parabadminton, estreou no Nacional conquistando ouro na dupla mista jogando ao lado do companheiro de treino Leonardo Zuffo e mais duas medalhas de bronze - no absoluto SU5 onde competiu entre os homens e na dupla feminina tendo como parceira uma paratleta do estado de Pernambuco.
O desempenho de Cintya nesta temporada será determinante para a permanência na seleção brasileira que se prepara para ciclo 2020 visando a Paralimpíada do Japão. Mas no que depender da paratleta, ela não vai querer ficar de fora. “Quando conquistei a medalha no Mundial eu passei a ter a Paralimpíada como objetivo e pretendo persistir nessa meta a todo custo mesmo sabendo que isso vai exigir muito do meu esforço”, disse a paranaense.
Pelo Nacional, Cintya volta a competir no mês de julho, em Teresina, no Piauí. Antes, porém, ela participa do Campeonato Paranaense que acontece entre os dias 21 e 23 de abril, em Matelândia, região oeste do Estado.