Brrrrrr! Que frio! O inverno ainda não chegou, mas mesmo no outono as temperaturas baixas já dão as caras e algumas consequências do ar seco e gelado também. Além dos típicos resfriados, a pele começa a mudar. Chegou aquela época em que o rosto “descasca” e os lábios racham.
De acordo com a esteticista Camila Elias, da clínica Naoru Estética e Saúde esse ressecamento ainda é acentuado pelos nossos hábitos. “A oleosidade natural da pele é importante para proteger o corpo do frio, da penetração das bactérias, fungos, etc. No frio, além de menor sudorese e menor ativação das células que produzem o manto hidrolipídico da pele, temos o costume de tomar banhos quentes e demorados, que diminuem ainda mais a proteção natural da pele. Por isso, ela fica mais seca e suscetível”, explica.
Então, como passar por esse período sem tantos prejuízos? A esteticista enumerou dicas preciosas:
1 – É preciso se hidratar muito! De fora para dentro e de dentro para fora. No frio, nós temos uma tendência a beber menos água, mas ela é tão fundamental no frio quanto no calor.
2 – Não desgrude daquele creminho esperto, e preste atenção em qual tipo é ideal para você: hidratante em sérum (fluido altamente concentrado em princípios ativos, em forma líquida e não gordurosa) é indicado para peles mais oleosas, enquanto hidratantes em creme são indicados para peles mais secas.
3 – Para tratar os lábios rachados, nada melhor do que o “queridinho” bepantol. A pele da boca é mais fina, sensível e fácil de ressecar. Por isso, por vezes, racha e até sangra. Mas o famoso balm labial é um baita ajudante. O bepantol possui dois componentes principais: dexpantenol e a vitamina E, que regeneram a pele e protegem os lábios contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
E apesar de tantos “contras”, o período de frio também tem um “pró”. É que a temporada de outono/inverno é indicada para fazer muitos tratamentos de pele. “A radiação ultravioleta fica bem mais baixa no inverno, então é muito mais seguro para realizarmos procedimentos mais profundos e agressivos. A pele consegue regenerar melhor tomando apenas os cuidados básicos! Por isso, indicamos para essa época procedimentos como os peelings profundos e todos os derivados como ácidos fotoativados pra acne, rejuvenescimento ou clareamento. O microagulhamento para minimizar poros abertos e cicatrizes de acne também é muito recomendado”, orienta Camila.
Crédito: Contelle