A pesquisa
Desenvolvida sob a supervisão do professor Doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Almir Urbaretz, a pesquisa consiste em buscar uma referência sobre qual é a dose ideal na manipulação do Cloridrato de Metiformina para mulheres com ovários policísticos. Participaram do estudo pacientes com idade entre 18 e 40 anos que apresentavam irregularidade menstrual e, consequentemente, dificuldade para engravidar.
O acompanhamento das pacientes durou três meses. Neste período, as mulheres foram divididas em dois grupos e submetidas a exames de ecografia, laboratoriais e hormonais. "A Metiformina é utilizada nesse tipo de tratamento desde 1994. Antes, o medicamento era utilizado exclusivamente para a manutenção da Diabetes", esclarece a pesquisadora. No estudo, cada grupo de mulheres recebeu doses diferentes do medicamento. Uma a cada doze horas e outro a cada oito horas.
A pesquisa da médica faz parte de sua tese de mestrado em Ciências da Saúde com ênfase a Ginecologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No congresso, Naura Tonin representa o Centro de Estudos Biofarmacêuticos – Biocinese.
Sobre Naura Tonin
Formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Naura Tonin atua nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia. A médica - uma das sócias da Clínica Plena, em Toledo - também é pesquisadora clínica sobre Bioequivalência Farmacêutica e professora de pós-gradução em Bioética. É mestranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Ciências da Saúde com ênfase a Ginecologia.
SAÚDE
Naura Tonin apresenta resultado de pesquisa em congresso internacional
Entre os dias seis e oito de junho, Naura Tonin, médica ginecologista e pesquisadora, participa do 2º Congresso Mundial de Biodisponibilidade e Bioequivalência. O encontro acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, ela apresenta o resultado parcial da pesquisa sobre o uso do medicamento Metiformina em mulheres com síndrome de ovários policísticos. O evento reúne pesquisadores na área de farmacologia, novos medicamentos, avaliação de segurança terapêutica e estudos de bioequivalência de 25 países.
Mais lidas
- 1Cerca de 10 mil pessoas agitam o Parque Diva Paim Barth durante a Virada Cultural
- 2Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável
- 373 anos de história e progresso: Toledo segue crescendo com sua gente
- 4Depois da ponte
- 5UBS de Toledo iniciam vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Últimas notícias
- 1Brasil amplia presença internacional e abre mais de 500 mercados para produtos agropecuários entre 2023 e 2025
- 2Empreendedorismo feminino: Associada compartilha história de sucesso com apoio da Sicredi Progresso PR/SP
- 3Toledo celebra 73 anos com festa, bolo e shows no Parque Diva Paim Barth
- 4Última semana antes do Natal tem 23,7 mil vagas abertas nas Agências do Trabalhador
- 5Toledo sedia reunião de secretários de Saúde dos municípios da 20ª RS



