A pesquisa
Desenvolvida sob a supervisão do professor Doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Almir Urbaretz, a pesquisa consiste em buscar uma referência sobre qual é a dose ideal na manipulação do Cloridrato de Metiformina para mulheres com ovários policísticos. Participaram do estudo pacientes com idade entre 18 e 40 anos que apresentavam irregularidade menstrual e, consequentemente, dificuldade para engravidar.
O acompanhamento das pacientes durou três meses. Neste período, as mulheres foram divididas em dois grupos e submetidas a exames de ecografia, laboratoriais e hormonais. "A Metiformina é utilizada nesse tipo de tratamento desde 1994. Antes, o medicamento era utilizado exclusivamente para a manutenção da Diabetes", esclarece a pesquisadora. No estudo, cada grupo de mulheres recebeu doses diferentes do medicamento. Uma a cada doze horas e outro a cada oito horas.
A pesquisa da médica faz parte de sua tese de mestrado em Ciências da Saúde com ênfase a Ginecologia, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). No congresso, Naura Tonin representa o Centro de Estudos Biofarmacêuticos – Biocinese.
Sobre Naura Tonin
Formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Naura Tonin atua nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia. A médica - uma das sócias da Clínica Plena, em Toledo - também é pesquisadora clínica sobre Bioequivalência Farmacêutica e professora de pós-gradução em Bioética. É mestranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Ciências da Saúde com ênfase a Ginecologia.
SAÚDE
Naura Tonin apresenta resultado de pesquisa em congresso internacional
Entre os dias seis e oito de junho, Naura Tonin, médica ginecologista e pesquisadora, participa do 2º Congresso Mundial de Biodisponibilidade e Bioequivalência. O encontro acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Lá, ela apresenta o resultado parcial da pesquisa sobre o uso do medicamento Metiformina em mulheres com síndrome de ovários policísticos. O evento reúne pesquisadores na área de farmacologia, novos medicamentos, avaliação de segurança terapêutica e estudos de bioequivalência de 25 países.
Mais lidas
- 1Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia
- 2Paraná exporta mais alimentos que países como Japão, Portugal e Coreia do Sul
- 3Produtos com potencial de Indicação Geográfica são apresentados em encontro, no Sebrae/PR
- 4Abertura da Conferência da Cidade de Toledo elege membros do Conselho
- 5Pesquisa com aplicação de inteligência artificial para o mapeamento da aquicultura é apresentada em simpósio nacional
Últimas notícias
- 1Estudo da Fiocruz revela mecanismo associado à gravidade da COVID-19
- 2Esporte Cidadão: equipe de Toledo é premiada no Mato Grosso do Sul
- 3Let’s Dance 2025 terá mostras de dança e workshops para o público
- 4Toledo lidera geração de empregos no Paraná no 1º trimestre
- 5Abre e fecha do feriado do Dia do Trabalhador