Duas oficinas gratuitas dão início, nesta quarta-feira (6), no câmpus Toledo do Centro Universitário FAG (bloco 3), à programação do 1º Festival da Música Brasileira de Toledo. Às 17h, o tema Musicalização, voltado ao público de nível iniciante, será abordado pelo oficineiro Pedro Defonso; em seguida, às 19h, a oficineira Sabiá falará sobre Técnica Vocal a participantes de nível iniciante e intermediário.
Na quinta-feira (7), também no bloco 3 da FAG, acontecem mais duas oficinas: Composição Musical, com Artur Gobbi (17h), e Violão Brasileiro, com Gustavo Zago (19h), ambas destinadas a pessoas com nível intermediário de conhecimento. A programação pedagógica se encerra na sexta-feira (8), na Casa da Cultura, com as oficinas de Pandeiro (14h), ministrada por Jacqueline Parmigiani, e Teatro Brasileiro (16h), conduzida por Marco Techio, voltadas a iniciantes e participantes de nível intermediário.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e limitadas, e devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível em https://tinyurl.com/festivalmusicabrasileiratoledo.
Apresentações – O ponto alto do festival acontece no sábado (9), quando dez atrações subirão ao palco que será montado na Praça da Cultura. Às 14h, a abertura será com a ReshFlame, banda formada por alunos da Casa da Cultura. Em seguida, o grupo Alma Livre, liderado pelo professor da Casa da Cultura, Gianni Ambrosino, assume o palco às 15h.
Às 16h, canta o Coral Encanto Sul, seguido pelo coletivo Batalha do Lago (16h20), coletivo de batalhas de rimas. Às 17h10, o grupo Estilosos do Samba esquenta o público para a sequência: RapoZona (18h), Caravelas (18h30), Clube do Choro (19h30), Babulina Brasil (20h30) e, encerrando a noite às 21h30, o grupo Samba da Villa.
O 1º Festival da Música Brasileira de Toledo é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, com produção do coletivo Samba da Villa, apoio do Centro Universitário FAG e financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), política do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura.