Em audiência pública realizada no último dia 29 de junho, a administração apresentou o Plano de Metas da gestão para o período 2017-2020. A publicidade das propostas apresentadas atendem recomendação administrativa Nº 12/2016, assinada pelo prefeito Lucio de Marchi ainda em 2016, na qual ele assume o compromisso em dar transparência em todos os atos de sua gestão, incluindo as ações que está disposto a realizar.
A audiência foi realizada no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo. Na oportunidade, foi apresentado aos participantes o detalhamento das ações que a Administração Pública pretende realizar nos próximos anos. O Plano de Metas é uma ferramenta pela qual a população têm condições de acompanhar se aquilo que foi proposto está realmente sendo cumprido. "O controle social pode se dar diretamente pela população, como pelos seus representantes na Câmara de Vereadores ou até mesmo pelo Poder Judiciário”, explica o chefe de Gabinete, Alceu Dal Bosco, responsável pela apresentação do Plano na audiência.
O prefeito Lucio de Marchi disse que essa é a apresentação do plano de governo aprovado nas urnas em 2016, transformado em metas a serem cumpridas durante os quatro anos de mandato. “É importante que as pessoas conheçam o que planejamos para Toledo e como pretendemos dar conta das demandas que nos foram apresentadas”, salientou o prefeito.
Na recomendação administrativa constava que a apresentação do Programa de Metas deveria conter as seguintes prioridades: “as ações estratégicas, os indicadores e metas quantitativas para cada um dos setores da Administração Pública Municipal, observando, no mínimo, as diretrizes de sua campanha eleitoral e os objetivos, as diretrizes, as ações estratégicas e as demais normas da lei do Plano Diretor Estratégico”.
A audiência pública teve uma boa participação da comunidade. Além das lideranças comunitárias, participaram vários secretários municipais, vereadores e Promotoria de Justiça. O Município já licitou um software (programa) para que todas as ações do plano possam ser acompanhadas. A primeira chamada deu deserta, mas em breve haverá essa disponibilidade. Além disso, o material está acessível no portal da transparência, no site do município.