Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

TOLEDO

Comitiva do Paraguai visita Toledo para conhecer piscicultura do município

Entre os integrantes estavam o prefeito de Yguazu, Mario Kawano, e representantes da cooperativa Yguazu Agrícola Ltda

07/07/2017 - 16:56


Representantes da cidade de Yguazu, no Paraguai, e da cooperativa Yguazu Agrícola Ltda realizaram nesta quinta-feira (06) uma visita no município com o intuito de conhecer a produção de peixes na região. As atividades foram divididas entre visitas à cooperativa, fábrica de ração, produtores rurais de peixes e uma reunião com técnicos da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste).  No começo do roteiro, o grupo foi recebido pelo prefeito Lucio de Marchi e pelo vice-prefeito João Batista Titat Furlan, na prefeitura.

“Através desse primeiro encontro vamos estabelecer relações importantes para os dois municípios, uma troca de experiências que enriquecerá ainda mais Toledo e Yguazu”, disse o prefeito de Toledo. Lucio agradeceu a presença da comitiva do Paraguai. “Assim como eles vieram ao nosso município para conhecer o que vem dando certo para aplicar em Yguazu, em uma data próxima vou programar com o nosso vice Tita para realizarmos uma visita lá e conhecer algumas ações que poderão ser aplicadas no nosso município”.

O vice-prefeito João Batista Tita Furlan comenta que essa é uma ótima oportunidade para a troca de experiências. “Toledo ainda está evoluindo muito na criação de tilápias. Temos condições de produzir muito mais, ainda mais com a Unioeste que oferece o curso de Engenharia de Pesca”, observou.

Conforme Tita, o objetivo do grupo é conhecer a produção em tanque rede, que é uma produção mais avançada do que tem hoje no município, mas que eles vão ter como base a forma como os nossos produtores fazem. Os dois municípios tem fatores climáticos e geográficos semelhantes, favorecendo a produção.

O produtor Amélio Dezem, proprietários de áreas em Toledo e em Yguazu, que acompanhou o grupo, explica que o encontro foi proposto por ele, pelas características parecidas das duas cidades. “O nosso foco é transformar a produção de tilápia em tanques de redes. Estamos também tentando mudar a legislação paraguaia para fazer tudo dentro da lei”.

Amélio comenta que em Toledo, mesmo a produção de peixe não sendo a atividade principal, conta com frigoríficos importantes e com a Unioeste, com o curso de graduação em Engenharia de Pesca, que poderão contribuir com informações e experiências para aplicar em Yguazu.

Sem nome %28550 x 250 mm%29
Casa de noticias 550x250p