Integrantes do programa Florir Toledo, que concluíram os cursos de garçom e de prática de paisagismo, receberam nesta quinta-feira, 31, no auditório da prefeitura de Toledo, os certificados de conclusão dos cursos. A entrega contou com a presença de representantes da administração municipal, dos alunos e seus familiares. Eles foram acolhidos com uma roda de capoeira, no pátio da prefeitura. Depois seguiram para o auditório, onde foi feita uma apresentação musical, uma palestra, depoimentos de jovens beneficiados pelo programa e a entrega dos certificados.
Ao todo, 63 adolescentes participaram da entrega dos certificados nas duas áreas de atuação. Os cursos foram realizados no último semestre de 2016 e no primeiro semestre deste ano.“A sugestão da roda de capoeira foi dos próprios adolescentes. Eles fizeram questão de mostrar aos pais um pouco da arte da capoeira, que muitos não conhecem”, comentou o coordenador do Programa, Oséias Soares dos Santos. O evento também serviu para marcar o primeiro grande encontro das famílias atendidas pelo programa e contou com apresentações de música de alunos iniciantes e de nível mais avançado.
Durante o evento, os jovens Mirele Espinola e Gustavo Guerino, egressos do programa e hoje atuando no mercado de trabalho, contaram um pouco de como foi a sua participação no Florir. Mirele, responsável pelo cuidado das plantas em estufa da PUCPR, destacou o aprendizado no Florir na profissão que exerce hoje. Ela aprendeu como cuidar das plantas e hoje é responsável pela manutenção das plantas utilizadas em atividades práticas dos alunos dos cursos de Agronomia, Biologia, Engenharia Ambiental, entre outros cursos da instituição superior em Toledo.
Gustavo, que trabalha na área administrativa em uma empresa de móveis, preferiu falar da importância do projeto no seu desenvolvimento pessoal. Segundo ele, quando entrou no Florir estava passando por um momento difícil, com a separação dos pais, e a acolhida no projeto ajudou-o a superar estas dificuldades. “Os vínculos de amizades e comprometimento com o grupo nos motivam a participar e torna difícil o desligamento dos adolescentes ao término do período de permanência”, comenta ele. O programa atende adolescentes na faixa dos 13 aos 17 anos.