A fotógrafa de Cascavel, Huaíne Nunes, foi a única profissional de fotografia da região Oeste do Paraná a ter um trabalho selecionado na 5ª temporada do "Outstanding Maternity Award", premiação internacional de fotografia de família. A foto de Huaíne está entre outras 61 imagens escolhidas no mundo todo: foram premiados fotógrafos da Alemanha, Bélgica, Holanda, França, Estados Unidos e Brasil que retrataram gestantes, partos, recém-nascidos ou famílias.
Entre os participantes, a fotógrafa de Cascavel se destacou pela sensibilidade ao captar um momento descontraído entre pai e filha.
"Enviei para o prêmio um trabalho bem lifestyle, com fotos espontâneas, dinâmicas e com muito sentimento. Participei despretensiosamente pela indicação de um amigo e não imaginava que alcançaria esse resultado. Fiquei muito contente em ver uma das minhas fotos selecionada! É como se fosse um atestado de que você está indo no caminho certo", comemora Huaíne, acrescentando que essa foi a primeira vez que participou de um concurso na área.
A premiação tem abrangência mundial, mas foi criada no Brasil pelo casal de fotógrafos Marcos e Eliane Pellegrini para reconhecer e incentivar profissionais que trabalham com fotografia de família e mostrar ao mundo a beleza de capturar esses instantes. Huaíne Nunes se identifica muito com essa proposta. Fotografando há nove anos, ela decidiu focar sua atuação neste segmento em 2013, inspirada nas fotos que cresceu vendo. "Meu avô fotografava e meu pai também. O que hoje a gente chama de lifestyle, meu avô já fazia na década de 60, fotografando os filhos. Cheguei a fazer fotografia de estúdio, mas aquilo não me comovia. Fiquei com a sensação de que eu estava perdendo a minha essência porque se a fotografia não me emocionar, vai emocionar a quem? Então, desde 2013, eu faço lifestyle. Não levo acessórios, não levo nada. Sou eu, minha câmera, minha mente aberta, um sorriso no rosto e uma linda família. Isso é o suficiente", conta.
Desde então, os ensaios de Huaíne não ficam mais restritos às mesmas quatro paredes. Os cenários escolhidos representam o dia a dia das famílias. "Quando eu fotografo recém-nascido, eu penso no filho perguntando para a mãe: 'mãe, porque você me fotografou assim?' E a mãe responde: 'Ai, filho, era moda, a mãe fez'. Depois eu penso numa resposta diferente: 'Ah, filho, essa era nossa vida quando você chegou, essa foi a primeira casa que você morou, esse foi o quartinho que a gente planejou'. Isso vem carregado de significado. Tem gente que fala: 'ah, minha casa não é de revista, meu apartamento é pequeno'. Mas é o seu lar! A sua vida do jeito que ela é, é suficiente pra mim. Vejo beleza e poesia nas coisas cotidianas".
Sobre a fotógrafa
Huaíne Nunes é formada em Moda, mas se dedica à fotografia há nove anos. Participa dos principais cursos da área e ministra workshops pelo Brasil. Já foi colunista de um dos maiores blogs de fotografia do país e hoje, além de fotografar, também trabalha como mentora de fotógrafos, ajudando-os a organizar e alavancar a carreira.