A secretaria de Saúde de Toledo realiza, neste sábado (28), a partir das 8h, no auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura, uma palestra para médicos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde da rede pública abordando o tema AVC (acidente vascular cerebral). O evento será ministrado pelo médico e professor de neurologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bruno Rigon.
O objetivo é sensibilizar os profissionais de saúde sobre o assunto para um melhor atendimento à população, além de apresentar o protocolo de atendimento adotado pelo município sobre a doença, riscos e prevenção.
No Dia Mundial do AVC, celebrado no domingo (29), acontecerão orientações à população no Parque Diva Paim Barth. O evento será realizado das 9h às 18h e contará com aferição da pressão, testes de glicemia e informações sobre a doença. A realização no espaço aberto dependerá das condições climáticas.
Durante a semana, os acadêmicos do curso de medicina da UFPR foram às unidades básicas de saúde divulgar informações sobre a doença, prevenção e sintomas. Segundo a médica Daiany Villar da Silva, neste ano, a Secretaria de saúde implantou um protocolo para atendimento do AVC agudo com indicação de fibrinolítico.
“Este paciente quando chega a UPA ou no Mini-Hospital com déficit neurológico focal agudo, ou seja, diminuição de forças de um lado do corpo, alteração na fala e fala arrastada, ela entra neste protocolo. Para ver se tem indicação de fibrinólise, e reverter estes sintomas, o paciente deve chegar até quatro horas e meia após a paralisia. Depois deste período têm contra indicação. Quando faz fibrinolítico ela reverte a paralisia, diminuindo a morbidade deste paciente”, explica a médica Daiany da Silva.