Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

GERAL

Prefeitura prioriza manutenção de locais atingidos pelas chuvas de maior gravidade

Secretaria de Educação teve onze locais mais atingidos que precisam de intervenção 

07/11/2017 - 09:49


A chuva forte deu uma trégua nesse início de semana, porém os estragos ocasionados pelas intempéries dos últimos dias requerem esforços das equipes de manutenção. Na Rua Ipiranga, próximo ao arroio Toledo na Vila Paulista, o parquinho infantil foi um dos principais alvos da enxurrada.

 

Segundo a Secretária de Habitação e Urbanismo, Marilei Rejane Von Borstel, a água passou por cima da rua, alagou o parquinho, os equipamentos da academia, derrubou a mureta de proteção e levou todo o piso emborrachado embora. Onde tinha flores e forração de jardins a água levou tudo.

 

“Agora vamos fazer um levantamento de tudo o que será necessário fazer. A nossa equipe é pequena e estamos dando prioridade para os centros de educação infantil (CMEIs) e unidades básicas de saúde (UBS). Na farmácia Básica, por exemplo, é a segunda vez que cai o vidro da lateral. Como temos que encomendar da empresa licitada demora alguns dias”, relata a secretária.

 

Ela também relatou problemas em fossas, uma na UBS do Jardim Porto Alegre e outra no CMEI do Jardim Pancera. “A nossa equipe é de manutenção e tem dificuldades de atender de uma vez só a todos os chamados. Só da Secretaria de Educação, são 11 locais que solicitaram intervenção. Os problemas mais comuns são referentes a telhas, cumieiras (goivo) quebradas, calhas entupidas, forro de PVC caído, entre outros”, informou Marilei.

 

Galerias

Além dos prédios públicos, as chuvas também causaram problemas em várias galerias. “Vamos verificar qual a necessidade de ampliação das galerias de águas pluviais. Em alguns casos o alagamento chegou a derrubar muros próximos. Além da limpeza de manutenção, devemos solicitar que a Emdur faça a ampliação de galerias, abertura de novas bocas de lobo e a recuperação da pavimentação asfáutica”.

 

“Vamos pedir prioridade nos pontos mais críticos e que houveram alagamentos, mas não temos previsão de quando serão concluídas as intervenções”, ponderou a Secretária.

 

Educação

A situação mais séria registrada pela Secretaria de Educação é no CMEI Cantinho da Alegria, que funciona junto com o Caic. “O problema lá é bem complicado e certamente vai exigir da gente um orçamento maior. Vamos ter que restaurar toda a cobertura”, disse a Secretária de Educação, Janice Salvador.

 

Ela informou que em duas unidades parte do muro caiu. Em outras há a necessidade de realizar avaliação para ver as causas de goteiras e infiltrações. “Se for telha vamos substituir telha, se for calha vamos arrumar ou substituir. Agora precisamos voltar a verificar quais são os estragos e as causas”, salientou a Secretária.

 

Ela citou a CMEI Cantinho Feliz, que aparentemente não tem nada, o telhado é relativamente novo, mas mesmo assim chove dentro. “Nós elencamos todos os prédios que apresentaram problemas e colocamos uma ordem de prioridade do que precisa ser feito”. Janice e outros técnicos da SMED visitaram todos os locais e estão tomando as providências cabíveis para cada situação.

550x250px
2web banner 550x250px