O aeroporto de Toledo vai passar a contar com voos da Azul Linhas Aéreas a partir do primeiro semestre de 2018. A confirmação aconteceu na tarde desta quinta-feira (09) em São Paulo, após uma reunião com os gerentes da companhia aérea. A viagem à capital paulista foi feita com o avião da Prati Donaduzzi.
Na ocasião estava presentes o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida, e o e o presidente da Prati-Donaduzzi, Eder Fernando Maffissoni, juntamente com o deputado federal, Dilceu Sperafico, e o deputado federal, José Carlos Schiavinato. Eder Manffissoni manifestou a conquista em sua rede social. “Defendendo os interesses de nossa bela cidade de Toledo”, comentou ele.
As tratativas para a reforma do Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho iniciaram em 2015. No mês de outubro o aeroporto recebeu o avião presidencial – Airbus A 319. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) classificou o Número de Classificação de Pavimento (PCN) da pista do aeroporto como 33, o que indica a resistência de um pavimento e constitui que o aeroporto receba aeronaves maiores, como o Jato Embraer 175 e ATR-72.
O próximo passo é a Azul Linhas Aéreas encaminhar para a ANAC o trâmite que coloca Toledo dentro dos destinos da companhia. O processo deve levar de 45 a 60 dias, quando a ANAC virá homologar a pista oficialmente após a análise e levantamento de dados.
A Azul tem a disponibilidade de uma aeronave para esta pré-operação no município. “É um processo eu vai demonstrar os dados de lucratividade e demanda, além de analisar se o aeroporto está dentro dos padrões estabelecidos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida.
A pré-operação ainda faz com que o aeroporto de Toledo receba os desvios de voos que não podem pousar em Cascavel ou Foz do Iguaçu devido a condições climáticas, assim, não tendo que voltar a Curitiba, Londrina ao seu local de origem. “É um alicerce para fortalecer a região”, conclui Paulo.